Data de publicação: 08-11-2017 19:58:00

Responsabilidade social chega ao Legislativo

Jornal Diário de Contagem On-Line
Carmem Carvalho, coordenadora do projeto Reciclarte Criando Arte, e Aparecida Mônica Andrade, artesã

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O projeto “Cultura na Câmara” convidou o projeto "Reciclarte Criando Arte” para fazer uma exposição da Câmara Municipal de Contagem. O stand com peças de artesanatos à venda ficará até o final deste mês no hall da sede do Legislativo contagense.

O Recclarte, projeto sem fins lucrativos criado em 1990, é coordenado por Carmem Carvalho. Ela se desdobra para conseguir materiais recicláveis para serem reutilizados pelos artesãos cadastrados na iniciativa.

“Garrafas PET, CDs, vidros, caixas, latas, tudo pode se transformar em arte e em artesanato pelas mãos dos nossos artesãos. Os recursos vindos da venda das peças são revertidos às famílias beneficiadas e parte da renda serve para cobrir os custos básicos do projeto”, explica a coordenadora.

De acordo com Carmem, a iniciativa de responsabilidade social tem o objetivo de amparar as pessoas de baixa renda e, principalmente, as famílias que possuem algum parente adoentado ou com necessidades especiais.

”Acompanho minha mãe no voluntariado desde criança e sempre tive o sonho de ajudar as pessoas por meio da arte e de ações que consigam melhorar a vida delas. O projeto Reciclarte também oferece oficinas gratuitas de artesanato e os interessados só precisam levar os materiais utilizados nas aulas”, conta.

Ainda segundo Carmem, a proposta do projeto é ajudar os mais necessitados e criar alternativas para melhorar a renda de famílias carentes. “Unimos a força de vontade e a criatividade para ajudar as pessoas que perderam momentânea ou definitivamente a capacidade de trabalho. É o Reciclarte cumprindo a missão social”, enfatiza.

Contribuição sustentável

Outra grande missão do projeto Reciclarte Criando Arte é a sustentabilidade e o cuidado do meio ambiente. Por meio da reciclagem e do reaproveitamento de materiais descartados, o objetivo é mostrar à sociedade que grande parte do lixo descartado nos lixões pode ser reutilizada e transformada em arte.

Atualmente, cerca de 300 associados participam de feiras e exposições. A venda dos artesanatos é a principal fonte de renda, mas o projeto também conta com doações de pessoas e empresas.

“As doações de matérias-primas que sirvam para a confecção das peças são sempre bem-vindas. Mas recebemos também doações de roupas, brinquedos, calçados e até alimentos para que possamos realizar o Natal Solidário do projeto Reciclarte Criando Arte”, conclui Carmen.

Solidariedade

Para colaborar com o projeto Reciclarte Criando Arte, basta ir à Praça São Gonçalo, 18, Centro, ou entrar em contato pelo WhatsApp: 99676.0486 ou pelo Facebook.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br