Data de publicação: 31-01-2018 17:07:00

CNH Digital é lançada em Minas Gerais

Foto: Polícia Civil/Reprodução
 
Condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) registrada em território mineiro já podem solicitar o documento digital – a CNH-e –, lançado nesta quarta-feira (31) pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
 
A obrigatoriedade da emissão da CNH Digital no Brasil terá início em 1º de julho, para que, até lá, sejam feitos ajustes técnicos de alguns órgãos e entidades de trânsito, mas o Estado já está apto a operar o sistema, conforme divulgado pela Polícia Civil. Inicialmente, a data estipulada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para todo o país era 1º de fevereiro.
 
A CNH-e pode ser solicitada gratuitamente apenas por condutores que já possuem a versão mais recente do documento, com um código QR impresso no papel, item de segurança em vigor desde maio do ano passado. “A CNH impressa continuará sendo emitida normalmente e o custo permanece o mesmo”, informou o Detran-MG.
 
“A CNH Digital é opcional, portanto, não será obrigatório solicitar uma nova CNH com QR Code”, afirmou o coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, durante coletiva de imprensa.
 
Dados
 
Atualmente, Minas tem mais de 6,6 milhões de condutores de veículos, dos quais aproximadamente 1,2 milhão já possuem a CNH com o código QR. Até 2022, todos os outros também poderão solicitar a CNH-e, já que o documento tem validade máxima de cinco anos.
 
A CNH Digital precisa ser acessada por meio de um aplicativo disponível para os sistemas Andoid e iOS. O requerimento do serviço deve ser feito no site do Denatran.
 
“Para visualizar a CNH no aplicativo, é preciso ter uma senha pessoal de quatro dígitos e todos os dados do motorista são assinados digitalmente, garantindo segurança a todo o processo. Apenas no primeiro acesso haverá a necessidade de conexão com internet, já os demais acessos poderão ser feitos offline", divulgou o Detran-MG.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br