Data de publicação: 31-05-2018 13:12:00

Curso capacita profissionais para cuidar de idosos

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Fotos: Divulgação

Galeria de fotos

Aconteceu no último dia 22, a aula inaugural do curso “Assistente em Saúde do Idoso” promovido pela Nova Faculdade em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – AMONP, em Contagem.

Segundo a idealizadora do curso, a enfermeira gerontóloga, coordenadora e professora do Curso de Enfermagem da Nova Faculdade, Anamaria Silva, o curso faz parte do Programa Envelhecimento Saudável, também de sua autoria, composto por três projetos de extensão.

“O programa é fruto de um sonho que se torna realidade. Sonho que iniciou com a conclusão da especialização em gerontologia e durante a vivência com meus pais idosos. Assim nasceu à possibilidade de qualificar profissionais e estudantes que queiram ingressar no mercado e trabalhar com idosos”, explica Anamaria Silva.

O Diretor Geral da Nova Faculdade Pablo Bittencout esteve presente na aula inaugural, deu boas vindas, participou do acolhimento dos alunos e da explicação sobre a modalidade do novo curso.

O curso

De acordo com a direção, o curso propõe qualificar e instrumentar profissionais para cuidar da higiene, conforto e alimentação de idosos, sempre observando possíveis alterações no estado geral do paciente.

A carga horária será de 160 horas/aula, divididas em 114 horas para as aulas teóricas e 46 horas para estágios supervisionados. 

As aulas teóricas serão as terças, quartas, quintas e algumas sextas, das 14h às 17h na sede da AMONP. Já as aulas práticas serão aos sábados das 8h às 17h, nos laboratórios de Anatomia e Enfermagem da Nova Faculdade, nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) ou asilos parceiros. 

O curso será ministrado pela professora Anamaria Silva e pela Técnica de Enfermagem e acadêmica de Enfermagem da Nova Faculdade, Maria Cecília Cavalcanti.

“Zelar pela integridade física do idoso, prestar os primeiros socorros e promover atividades de entretenimentos, fazem parte do curso de “Assistente em Saúde do Idoso”, finaliza Anamaria Silva. 
 
AMONP


A Associação dos Moradores do Bairro Novo Progresso II – AMONP foi fundada em 1973 por mobilização popular no intuito de melhorar a qualidade de vida e atender as necessidades de infraestrutura, educação, saúde, lazer, cultura e segurança da comunidade.
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br