Data de publicação: 01-07-2018 19:30:00

Rotary Club Contagem completa 50 anos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Aluízio Ábdon de Araújo e Osvônio Rubens de Miranda 

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos 

O cinquentenário do Rotary Club Contagem, o primeiro Rotary Club fundado na cidade, foi comemorado na última sexta-feira (30), na Casa do Rotariano. Fundadores e rotarianos mais jovens renovaram o compromisso com a causa rotária.

Os empresários Ermelino da Rocha Faria e Santiago Piacenza propuseram a criação e um grupo de profissionais e empreendedores da cidade fundou o primeiro Rotary Club de Contagem, em 27 de junho de 1968.

Presidência

Durante a comemoração do aniversário de 50 anos também foi realizada a cerimônia de troca de presidentes. Osvônio Rubens de Miranda que presidiu o club no ano rotário 2017/2018, disse que sai da presidência com o sentimento de dever cumprido.

“A crise financeira brasileira é uma realidade, mas com muito trabalho e dedicação conseguimos atingir os objetivos do club. Estou muito feliz com a experiência que a presidência me proporcionou”, afirma o ex-presidente Miranda.

Aluízio Ábdon de Araújo que assumiu a presidência para a gestão 2018/2019, conta que a missão será identificar as comunidades mais carentes da região e tentar ajudá-las.

“O lema do Rotary Club Internacional é “Dar de si sem pensar em si”, mas o lema do Rotary Club de Contagem para o esse ano rotário será “Seja a Inspiração”. Para ser essa inspiração é necessário ter um comportamento ético adequado, o mesmo exigido de um rotariano”, enfatiza o presidente Aluízio.

Distrito 4760

Os governadores do Distrito 4760, que engloba 83 clubes em 43 cidades, inclusive os Rotarys Clubs de Contagem,  estiveram presentes na comemoração.

Segundo o ex-governador e membro do Rotary Club Betim, Agnaldo de Assis Pereira Costa, poucos clubes conseguem completar 50 anos de existência. “Ser governador é uma missão muito prazerosa, missão de servir. Graças ao apoio dos companheiros conseguimos bater algumas metas importantes, isso é muito bom”, ressalta Costa.

Para a governadora que assume o Distrito 4760, Edite Campos, a missão está apenas no começo. “Será um desafio dar continuidade aos projetos do companheiro Agnaldo que foi um ótimo presidente. Mas vamos trabalhar para continuar desenvolvendo e projetando a imagem do distrito, além de cumprir as metas do Rotary Club Internacional”, explica Edite Campos.

Poder público


O prefeito de Contagem, Alex de Freitas (PSDB) foi convidado e compareceu na festiva comemorativa dos 50 anos Rotary Club de Contagem. 

“Infelizmente vivemos uma crise econômica agravada pela crise política, mas acredito que o pior já passou. Gostaria muito que os homens públicos se inspirassem nos rotarianos. Espero que o presidente que entra seja melhor que o presidente que sai, assim como quero que o prefeito que venha me suceder seja infinitamente melhor que eu. Agradeço imensamente os serviços prestados pelos rotarianos a população e a cidade de Contagem”, finaliza o Prefeito de Contagem.

Projetos do Rotary Club

O rotariano Ronei Alves da Silva confirma que o Rotary Club possui vários projetos sociais na cidade. “Convido a todos os contagenses para conhecer melhor o trabalho filantrópico dos rotarianos. São ações que beneficiam as pessoas que mais necessitam”, explica.

Já o responsável pelos projetos sociais do Rotary Club Contagem, Raimundo Luiz Fernandes, explica que a “Avenida Projetos Sociais” é a mais importante da instituição.

“São vários projetos sociais, culturais e ambientais mantido pelo Rotary Club. Com o apoio de todos os rotarianos da cidade já conseguimos ajudar um grande número de pessoas necessitadas da cidade. Somente o projeto que empresta camas hospitalares e cadeiras de rodas para enfermos, beneficia centenas de famílias carentes da região”, conclui Raimundo Fernandes. 

Os fundadores presentes Ermelino da Rocha Faria e Santiago Piacenza, governador, ex-governadores, ex-presidentes e rotarianos “Paul Harris” que doaram recentemente mil dólares para a causa rotária, foram homenageados com broches e troféus dos 50 anos do Rotary Club Contagem.

Paul Percy Harris foi um advogado dos Estados Unidos, fundador do primeiro Rotary Club e primeiro presidente do Rotary International.

 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br