Data de publicação: 24-02-2009 00:00:00

Incêndio destroi galpão em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line

Foto: Robson Rodrigues Moreira

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS

Segundo o Gerente de Zoonoses, o veterinário José Renato, toda a região metropolitana está em alerta agora no final de fevereiro e início de março, período mais crítico para a incidência da dengue.

“De dois em dois meses, fazemos visitas domiciliares à procura de focos do mosquito e orientando os moradores sobre a importância de manter caixas d’água vedadas, plantas com bandejas com areias ao invés de água, piscinas bem tratadas e não deixar nada no terreiro que possa empossar as águas das chuvas”, diz José Renato.

Segundo o Gerente de Zoonoses, o período crítico é final de fevereiro e início de março, por causa de grande incidência de chuvas e quando muitas pessoas voltam de viagem contaminadas.

Doações de cães

O Centro de Zoonoses de Contagem é, atualmente, um posto fixo de vacinação contra raiva e quando há suspeita de cães doentes em alguma residência, a equipe de recolhimento vai ao domicílio buscar os animais.

Os animais dóceis e saudáveis são colocados à disposição para a adoção. O processo de adoção é simples, mas requer um comprometimento do criador. Os animais são vermifugados e vacinados antes de serem adotados.

Segundo o veterinário José Renato, O CCZ Contagem é um dos mais modernos e mais bem estruturados centro de zoonoses do Brasil.

Documentos necessários para adoção: Comprovante de residência, carteira de identidade e CPF.

Leishmaniose

No caso de cães positivos, o Centro de Zoonoses de Contagem recolhe o animal em domicílio e é realizada a eutanásia, isso porque ainda não existe um tratamento que cure totalmente o animal contaminado. Existem somente tratamentos que estabilizam a doença e, mesmo assim, o custo é muito alto, fora da realidade da maioria dos criadores.
 
Quando confirmado o tipo humano visceral da Leishmaniose, é feito o controle químico (borrifação) na residência do paciente, abrangendo um raio de 100 metros da residência.

“Estamos aguardando recursos federais para iniciarmos as castrações dos cães, que custam, em média, na rede particular, 200 reais. Enquanto isso, estão sendo distribuídas à população cartilhas educativas falando sobre a importância da posse responsável, isto é, os criadores precisam ter consciência que os filhotes crescem e que eles dependem dos donos, principalmente quando adoecem. Não podemos soltar cães nas ruas, por nenhum motivo”, enfatizou José Renato.

Sintomas da Leishmaniose

- Fígado e baço aumentados
- Magreza
- Diarréia
- Crescimento das unhas
- Queda de pelos
- Feridas nas pontas das orelhas, caldas e focinho
- Conjuntivite (lagrimejamento)

Maus tratos

Em caso de denúncias de maus tratos, os casos são direcionados à Polícia Militar Ambiental e o CCZ faz o acompanhamento. Portanto, se alguém presenciar maus tratos a qualquer animal, seria melhor fotografar ou filmar para servir de prova das agressões. O CCZ deve ser acionado e fará contato imediato com a PM.

Importante:

O Centro de Zoonoses de Contagem não recolhe cães sadios, somente os animais doentes e aqueles mais ferozes, que representam risco ao criador, como é o caso dos cães da raça pitbul e outros de grande porte.

Equipe de veterinários do Centro de Zoonoses de Contagem: o Gerente de Zoonoses, José Renato, Maurício Schurmann e Taiza Gonçalves de Araújo Costa.

Telefone para informações: (31) 3351.3722


 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br