Data de publicação: 29-03-2019 18:11:00 - Última alteração: 04-04-2019 18:01:21

Dia Mundial do Autismo será comemorado em Contagem

Funeral Pet Diamond
Foto: Divulgação
 
O Grupo de Apoio aos Autistas, Pais e Familiares (Amais Contagem) vai comemorar o Dia Mundial do Autismo celebrado em 2 de abril com campanhas educativas e informações sobre a síndrome.
 
Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Autismo tem o objetivo de conscientizar o mundo e acabar com os preconceitos que dificultam ainda mais a vida dos autistas e familiares.

Em parceria com a Secretaria  Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Grupo Amais Contagem vai promover uma semana de atividades para comemorar a data.

Segundo a presidente do Amais Josy Silva, a comemoração será mais uma forma de conscientizar a população sobre o autismo.

“É importante mostrar para os autistas que eles têm os mesmo direitos e deveres que qualquer outra pessoa. Todos devem ser respeitados. As limitações e diferenças devem ser conhecidas. Para isso as pessoas precisam de mais informação e menos preconceito”, enfatizou.

A presidente informou também que cartazes com informações sobre o autismo serão fixados no interior dos ônibus gerenciados pela Transcon.

Autismo

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento que leva a severos comprometimentos de comunicação social e comportamentos restritivos e repetitivos que tipicamente se iniciam nos primeiros anos de vida.

Um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) divulgado em 2018, estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e deve ser o mais precoce, de preferência até 3 anos. Para isso, é necessário que profissionais de saúde e educação conheçam profundamente o desenvolvimento infantil neurotípico.

Na investigação da possibilidade desta criança apresentar TEA e importante averiguar a história familiar de condições neuropsiquiátricas ou de transtornos de desenvolvimento. Neuropediatra e Psiquiatria infantil são os profissionais especializados para fazerem o diagnóstico.

Programação:

Dia: 02 de abril: Panfletagem
Local: Iria Diniz
Horário: 14h às 16h

Dia: 06 de abril: Roda de Conversa
Comer, sentir e ser: “Um outro olhar sobre o autismo”
Palestra com a psicóloga Débora Louyse; a fonoaudióloga Cátia Nunes; a terapeuta ocupacional Larissa Domingues e a Nutricionista Eliane Alves.
Local: OAB Contagem
Horário: 14h para credenciamento. Início do evento 14h30 às 17h
Inscrições abertas para a Roda de Conversa pelo telefone: 97361-2312/ 986616997
Entrada: 1 brinquedo pedagógico (exemplo: brinquedo de encaixe, quebra-cabeça)

Dia: 07 de abril: Carreata
Local da concentração:
Praça Jabuticaba até a Praça da Glória – Horário: 9h30
Saída da carreata: 10h.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br