Data de publicação: 14-04-2019 20:28:00 - Última alteração: 14-04-2019 20:35:47

Por calçadas transitáveis em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues
 
A Campanha “Calçada#Cilada” que luta por calçadas transitáveis em todo Brasil chegou a 6ª edição. No último sábado (13), a organização Move Cultura realizou a campanha em Contagem e fez uma intervenção em um trecho de calçada na sede do município.
 
A ação realizada na Rua Bernardo Monteiro, altura no nº 128, próximo a Funec Centec atraiu a atenção de moradores e comerciantes da região.
 
O movimento Vaga Viva e Alargamento de Calçada que faz parte da Campanha “Calçada#Cilada” promove a ocupação temporária de vagas de estacionamentos de veículos para transformá-las em áreas de convivência.
 
Segundo o coordenador do Move Cultura Rafael Aquino, a ideia é provocar uma reflexão sobre o uso do espaço urbano, cada vez mais dedicado aos automóveis.
 
“Em algum momento do dia, todos nós cidadãos somos pedestres ao acessarmos as calçadas. Mas a maioria das calçadas de Contagem está fora de patrão e estão em péssimas condições. São buracos e obstáculos de todos os tipos, um total desrespeito aos pedestres. Estamos a poucos metros da Câmara Municipal e mesmo assim é impossível caminhar pelos passeios públicos da região”, ressaltou Aquino.
 
Além da falta de manutenção, motoristas insistem em estacionar os veículos em cima das calçadas aumentando os riscos de atropelamentos. Os pedestres são obrigados a caminhar pelas ruas e avenidas da cidade disputando espaço com os veículos.
 
A campanha “Calçada#Cilada” é realizada anualmente em todo Brasil com o objetivo de engajar a população em prol de cidades caminháveis e acessíveis.
 
Para isso foi criado o aplicativo Colab que pode ser baixado gratuitamente. A ferramenta permite que os os cidadãos registrarem as irregularidades nas calçadas e ainda enviar as denuncias para o poder público municipal tomar providências.
 
O aplicativo têm as opções de categoria pedestre/ciclista. Mas os usuários não podem deixar de inserir na descrição a hashtag #cilada no app.

Link relacionado

Campanha Calçada#Cilada faz intervenção em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br