Data de publicação: 14-04-2019 23:58:00 - Última alteração: 15-04-2019 17:45:21

Pacientes com suspeita de dengue lotam UPA JK

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Foto: Robson Rodrigues

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Na última sexta-feira (12), a Prefeitura de Contagem anunciou o início das operações do Posto Emergencial na UPA JK para socorrer pacientes com suspeita de dengue. Mas no sábado (13), a média de espera foi de 6 horas.

Pacientes relataram que a triagem era rápida, quinze a vinte minutos, mas o exame de sangue e a hidratação demorava cinco a seis horas. Os pacientes permaneciam na recepção da unidade de saúde com fome, sede, dores, sem qualquer tratamento.

Servidores da UPA JK relataram que havia três clínicos atendendo na unidade, mais um clínico no Posto Emergencial instalado no estacionamento previsto para funcionar de 7h às 19hs.

Reclamações

As duas recepções da unidade permaneciam lotadas, mas no posto haviam vagas ociosas. Questionado, o servidor da recepção informou que até às 17 horas, 700 pessoas já haviam passado pela UPA JK.

Um paciente reclamou da demora no atendimento e logo foi abordado pela a Guarda Civil de Contagem. A falta de organização no atendimento é visível. Pacientes reclamam que são obrigados a esperar sem ao menos saber quantos estão à frente.

Espera irrita e faz alguns desistirem. Isso acontece porque os sintomas da dengue alternam entre melhoras e recaídas. Os que estão mais debilitados continuam aguardando. Alguns que desistiram disseram que iriam voltar pra casa e outros relataram que iriam tentar atendimentos em Betim e em Belo Horizonte.

A coordenação da UPA JK não copareceu para falar com a reportagem do DC Online. Mas conseguimos falar com vários servidores e pacientes durante cerca de duas horas. Todos os entrevistados pediram para não serem identificados, mas disseram estar insatisfeitos com a situação. Com a alta demanda e com poucos profissionais para atender.

A reportagem fez contato com as secretarias de Comunicação e Saúde, mas ainda não tivemos retorno.

Nota da Prefeitura de de Contagem

A Prefeitura Municipal de Contagem informa que o atendimento na UPA JK ocorreu regularmente no dia 13 de abril.

Após o cadastro no guichê, o paciente passa por uma triagem e recebe uma classificação de risco: "Pouco Urgente" (pulseira verde), "Urgente" (amarela), "Muito Urgente" (laranja) e "Emergência" (vermelha). Segundo este protocolo, os atendimentos são realizados conforme a prioridade do estado de saúde dos pacientes e não por ordem de chegada. 

Desde o dia 12 de abril, a UPA JK conta com um posto de Atendimento Emergencial voltado para as demandas relacionadas às arboviroes com objetivo de dar mais agilidade ao tratamento dos casos confirmados e diminuir o tempo de espera para o atendimento. Neste final de semana, o tempo de espera das fichas classificadas como verdes “pouco urgente” foi de até 3 horas.


Posto Emergencial na UPA JK
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