Data de publicação: 24-04-2019 19:01:00 - Última alteração: 24-04-2019 19:04:41

Posto emergencial é instalado no Centro Materno Infantil

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Google Maps
 
Um Posto Emergencial de Atendimento a crianças com suspeita de dengue foi instalado no subsolo do prédio do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, em Contagem. Segundo a prefeitura, o objetivo é reduzir o tempo de espera de pacientes com sintomas da arbovirose.
 
Ainda de acordo com o Executivo municipal, no último final de semana – primeiro em que o posto funcionou –, 70 crianças foram atendidas e ficaram em observação na nova sala de hidratação do CMI.
 
“Equipes assistenciais compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e técnicos de laboratório foram contratadas para trabalhar nesta demanda exclusivamente das 7h às 19h”, informou a prefeitura.
 
A coordenadora médica do Pronto-Atendimento Infantil, Cristiane de Souza Carvalho, assegurou que a medida trouxe melhores resultados. “O tempo de atendimento das fichas classificadas como verdes foi reduzido. Outro beneficio é a possibilidade de haver um espaço reservado para acolhimento e terapêutica adequada dessas crianças, evitando a exposição delas aos demais riscos e outras viroses”, disse.
 
Alerta vermelho
 
Atualmente, Minas Gerais está em estado de emergência por causa da dengue. De janeiro para cá, foram notificados 140.754 casos prováveis (suspeitos e confirmados) da doença no Estado. No mesmo período, 14 mortes tiveram a virose como causa confirmada e outras 57 ainda são investigadas.
 
Em Contagem, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e as Unidades Básicas de Saúde têm ficado lotadas de pacientes com sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti (além da dengue, há a zika e a chikungunya).
 
Um posto de atendimento emergencial instalado na UPA JK – a principal do município – não deu conta de atender à demanda, conforme mostrado pelo Diário de Contagem no último dia 14, e o tempo médio de espera foi superior a cinco horas.
 
Matérias relacionadas
Casos prováveis de dengue passam de 140 mil em Minas
Pacientes com suspeita de dengue lotam UPA JK
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br