Data de publicação: 29-04-2019 09:59:00

Aleitamento materno promove crescimento cerebral de prematuros

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Agência Brasil*
 
Um estudo mostrou que bebês prematuros que consomem leite materno têm níveis significativamente mais altos de substâncias químicas importantes para o crescimento do cérebro.
 
O estudo apresentado no Encontro das Sociedades Acadêmicas Pediátricas 2019 em curso em Baltimore selecionou bebês que tinham muito baixo peso ao nascer (menos de 1.500 gramas) e 32 semanas de idade gestacional ou menos ao nascer.
 
A equipe do Children's National (hospital infantil em Washington) coletou dados da massa branca frontal direita e do cerebelo via espectroscopia de ressonância magnética de prótons.
 
Os espectros de massa branca cerebral mostraram níveis significativamente maiores de inositol, uma molécula semelhante à glicose, para bebês alimentados com leite materno, em comparação com os bebês alimentados com fórmula, de acordo com o estudo.
 
Os espectros cerebelares mostraram níveis de creatina significativamente maiores para bebês amamentados com leite materno em comparação com os bebês alimentados com fórmula.
 
Além disso, a percentagem de dias em que as crianças foram alimentadas com leite materno foi associada a níveis significativamente maiores de creatina e colina, um nutriente solúvel em água.
 
A creatina facilita a reciclagem da renovação energética da célula, pelo que maiores quantidades deste metabolito resultaram em mudanças mais rápidas e maior maturação celular, enquanto a colina é um marcador da renovação da membrana celular, de acordo com o estudo.
 
"Os principais níveis de metabólitos aumentam durante os tempos em que os cérebros dos bebês experimentam crescimento exponencial", disse a especialista em pediatria Katherine Ottolini, autora principal do estudo.
 
*Com informações da Agência pública de notícias da China (Xinhua)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br