Data de publicação: 27-05-2019 11:32:00 - Última alteração: 27-05-2019 11:37:06

Atendimento preventivo de urgência contra HIV é ampliado em Contagem

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Fábio Silva/Divulgação
 
A partir desta segunda-feira (27), as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Petrolândia, Ressaca e Vargem das Flores, em Contagem, passarão a atender pessoas que foram expostas ao risco de contaminação pelo vírus HIV (como relação sexual sem proteção em um período de até três dias ou acidente com material perfurocortante, no caso de profissionais da Saúde).
 
Antes, esse tipo de atendimento só era realizado na UPA JK. Mensalmente, a unidade recebe cerca de 20 pacientes para fazer o teste. De acordo com a prefeitura, eles recebem os medicamentos e já são encaminhados ao Serviço de Assistência Especializada do Programa IST/Aids, que acompanha os casos de infecções sexualmente transmissíveis.
 
“É ideal que o paciente comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição de risco ao HIV e, no máximo, até 72 horas. Essas primeiras horas são essenciais para minimizar a possibilidade de uma contaminação. Quanto mais rápido o paciente procurar o atendimento, menor a chance de infecção”, destaca o coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Contagem, Paulo Henrique Teixeira.
 
Segundo a prefeitura, o município tem, hoje, 2.081 pessoas em tratamento de ISTs, das quais 1.507 têm HIV.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br