Data de publicação: 31-05-2019 15:17:00 - Última alteração: 31-05-2019 15:19:30

Mutirão agiliza acordos com poupadores prejudicados por planos econômicos

Zezinho Salão de Beleza & Estética
Foto: Internet/Reprodução
 
Na próxima semana, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) vai realizar mais um mutirão para agilizar o pagamento dos valores devidos a quem acionou a Justiça para reaver as diferenças de correção da poupança dos planos Bresser, Verão e Collor 2.
 
A ação será realizada no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte, de segunda (3) a quinta-feira (6), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
 
Banco do Brasil, Bradesco e Santander participarão da iniciativa e, segundo a Febraban, eles já estão entrando em contato com os clientes que têm a documentação completa para convidá-los a participar do mutirão. Já o TJMG informará aos advogados dos poupadores as datas das sessões de conciliação, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado.
 
“É importante esclarecer que apenas os clientes procurados pelo banco podem participar do mutirão”, diz o diretor jurídico da Fundação, Antonio Negrão. “Após receber o contato da instituição financeira, o poupador precisará comparecer no dia, hora e local combinados para fechar o acordo, acompanhado do advogado”.
 
No final de abril último, o primeiro mutirão realizado na capital mineira contou apenas com a participação do Itaú Unibanco.
 
Pagamentos
 
Desde outubro do ano passado, a Febraban vem promovendo essas ações junto aos tribunais de Justiça dos estados. Até abril deste ano, mais de 9 mil acordos foram fechados, segundo Negrão.
 
Ainda de acordo com o diretor, o principal caminho para a adesão ao acordo relativo aos planos econômicos continua sendo a plataforma digital criada para essa finalidade. “Os termos propostos para os acordos no mutirão são os mesmos daqueles previstos na plataforma”, diz Negrão, destacando que a ação presencial é apenas uma alternativa para os casos identificados pelos bancos como de fácil adesão.
 
Cejusc
Avenida Francisco Sá, 1.409 – Gutierrez | Belo Horizonte
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br