Data de publicação: 04-06-2019 15:38:00 - Última alteração: 05-06-2019 10:48:43

Novas medidas de combate ao carrapato são adotadas

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Adelcio R. Barbosa/Divulgação
 
A Prefeitura de Contagem informou que todo o terreno em que pessoas de uma mesma família tiveram contato com o carrapato-estrela será arado, nesta terça-feira (4). “Maquinários irão percorrer tudo, revirando a terra e jogando toneladas de cal”, informou o Executivo.
 
De acordo com a administração municipal, 128 familiares estiveram no local, na Vila Boa Vista, na regional Nacional, para capinar e cercar o espaço, há cerca de um mês. No último dia 22, algumas pessoas começaram a procurar atendimento médico relatando sintomas de febre maculosa.
 
Duas delas não resistiram e já tiveram a morte confirmada pela doença. Outros dois óbitos são considerados suspeitos e ainda estão sendo investigados. Atualmente, conforme informado pela prefeitura, 17 pacientes ainda apresentam sintomas.
 
“Entre as medidas adotadas estão a limpeza de toda a área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e o recolhimento dos cavalos. Até o momento, nove animais foram recolhidos para receberem banhos de carrapaticida – são necessários banhos a cada sete dias”, informou a prefeitura, em nota enviada à imprensa.
 
Combate ao vetor
 
Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão pulverizando carrapaticida na regional e nas casas próximas ao terreno, que fica perto da divisa com a região da Pampulha, em Belo Horizonte, que também já registrou casos de contaminação por febre maculosa – inclusive com óbitos.
 
Esta não é a primeira vez que a regional Nacional, em Contagem, registra casos de febre maculosa. Em 2017, duas pessoas morreram no município em decorrência da doença. Uma delas vivia na região.
 
A orientação dada à população que vive em áreas com possibilidade de existência do carrapato-estrela é examinar o corpo a cada três horas, usar roupas claras e compridas, colocar as barras da calça para dentro das meias e usar sapatos fechados.
 
Matérias relacionadas
Contagem tem duas mortes confirmadas por febre maculosa
Segunda morte por febre maculosa é confirmada em Contagem
Febre maculosa faz vítimas fatais em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br