Data de publicação: 05-06-2019 10:51:00 - Última alteração: 06-06-2019 10:09:59

Contagem tem 32 notificações de casos prováveis de febre maculosa

Lava Jato Dias
Foto: Fábio Silva/Divulgação
 
Contagem já registra 32 notificações de casos prováveis de febre maculosa. A atualização dos dados foi feita pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (5). Entre suspeitas e confirmações, dois pacientes não resistiram às complicações da doença e morreram; outras duas mortes ainda são investigadas. As quatro vítimas eram da mesma família.
 
Ao todo, 128 pessoas estiveram em uma mata para cercar um lote, na regional Nacional, no mês passado, e foram picadas pelo carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. A prefeitura informou que, desde a última segunda-feira (3), uma unidade de saúde no bairro Nacional foi aberta para atendimento exclusivo desse grupo, que vem passando por consultas e exames.
 
“A Guarda Civil está usando um drone para monitorar as capivaras. A Secretaria de Meio ambiente de Contagem está em constante reunião com a secretaria de Meio Ambiente de BH para definir formas de captura dos animais, que são amplificadores da febre maculosa. A princípio, Contagem deve capturar as capivaras, realizar a vermifugação e colocar chips nos animais”, informou o Executivo.
 
Contenção
 
A rua que dá acesso ao terreno no qual as pessoas foram picadas foi isolada por cerca de um quilômetro e todos que acessam a área precisam fazer um cadastro. A medida visa ao controle do fluxo de gente circulando pela região e à prevenção de novas contaminações no município.
 
“Desde terça-feira (4), a prefeitura faz a aragem do terreno de oito hectares, onde estão os focos de carrapatos. A terra é revirada e será aplicada cal no solo. O contato do pó químico com o solo provoca uma acidez capaz de matar o parasita. A ação é de pequeno impacto ambiental. A cal, por exemplo, é usada para fazer a regulagem de solos”, afirma nota da administração municipal.
 
Outra medida adotada foi a pulverização de carrapaticida na região (inclusive em imóveis), feita por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Matérias relacionadas
Novas medidas de combate ao carrapato são adotadas
Contagem tem duas mortes confirmadas por febre maculosa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br