Data de publicação: 07-06-2019 18:38:00 - Última alteração: 10-06-2019 09:36:25

Notificações de febre maculosa em Contagem já chegam a 39

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Internet/Reprodução
 
Uma nova atualização divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Contagem no final da tarde desta sexta-feira (7) elevou para 39 o número de notificações de febre maculosa no município. 

Pela manhã, a pasta havia informado que mais um caso tinha sido registrado, totalizando 34, até então. Uma adolescente de 15 anos, moradora do bairro Eldorado, procurou a Unidade de Pronto-Atendimento JK com sintomas da doença, na última quinta-feira (6). De acordo com a SMS, a jovem foi atendida e liberada.
 
Este foi o segundo caso suspeito registrado fora da chamada “área quente” do município, que fica na Vila Boa Vista, regional Nacional. Nas últimas semanas, 128 pessoas estiveram em um terreno para fazer o cercamento de um lote e foram picadas por carrapatos-estrela, transmissor da febre maculosa.
 
Nesta sexta-feira, três representantes do Ministério da Saúde chegam a Contagem para acompanhar a situação. No fim de semana, eles devem visitar o terreno e colher amostras do carrapato.
 
Três mortes por febre maculosa já foram confirmadas no município e uma ainda é investigada.
 
Ações
 
A partir da próxima segunda-feira (10), dois ecopontos na regional Nacional, nas unidades Carajás e Amendoeiras, vão oferecer banhos de carrapaticida aos cavalos de carroceiros, medida que deverá alcançar 90 bairros, conforme estimado pela SMS.
 
Na quinta-feira, o coordenador do programa de manejo das capivaras de Belo Horizonte esteve em Contagem para auxiliar na elaboração de um plano de atuação em relação às capivaras. O município deverá adotar a mesma técnica implantada na capital mineira.
 
Ainda quanto a esses animais, a Prefeitura de Contagem faz um alerta para que as pessoas “não matem as capivaras. O carrapato-estrela é hospedeiro de animais que estão com sangue quente. Quando um animal morre, o carrapato procura outro ser vivo para se alimentar e o perigo pode se espalhar ainda mais”.
 
A prefeitura ressalta que o abandono de animais em outras regiões também pode contribuir para que a febre maculosa se espalhe pelo município. “A responsabilidade pela higienização é dos donos”.
 
Matérias relacionadas
Terceira morte por febre maculosa é confirmada em Contagem
Contagem tem 32 notificações de casos prováveis de febre maculosa
Novas medidas de combate ao carrapato são adotadas
Contagem tem duas mortes confirmadas por febre maculosa
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br