Data de publicação: 24-06-2019 11:23:00

Procon Assembleia alerta consumidores para golpes na internet

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Se por um lado os aplicativos de redes sociais e de mensagens instantâneas facilitam a vida e entretêm os usuários, por outro, eles são vias de acesso para aplicação de golpes. De acordo com o Procon Assembleia, é cada vez mais comum criminosos utilizarem essas plataformas para vender produtos fictícios ou obter informações confidenciais que levam a grandes prejuízos financeiros.
 
As propagandas falsas são as mais corriqueiras, segundo o órgão de defesa do consumidor. Mensagens com anúncios que chamam a atenção pela oferta de preços bem abaixo dos encontrados no mercado são usadas para atrair as vítimas.
 
Por meio de um link que leva a uma página criada exclusivamente para o golpe, os criminosos obtêm dados pessoais e bancários (ou de cartões) de pessoas que acreditam estar fazendo uma compra segura. Em outros casos, elas pagam boletos gerados pelo suposto vendedor. O golpe só é percebido, na maioria das vezes, quando o produto não chega.
 
Truques frequentes
 
O Procon Assembleia lista algumas das armadilhas mais comuns: oferta de produtos para acabar com a impotência sexual e curar todo tipo de doença; pacotes “imperdíveis” de viagens, planos de telefonia, TV por assinatura e internet; empréstimos a juros baixos e propostas de redução de dívidas; avisos de problemas “urgentes” na conta bancária; anúncios com sorteios gratuitos de grandes prêmios.
 
“Desconfie das ofertas mirabolantes que chegam por e-mail, mensagens ou anúncios nas redes sociais”, alerta o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. “A vontade de fazer um ótimo negócio pode transformar o consumidor em presa fácil para golpistas virtuais”, completa.

A orientação, nesses casos, é para que as vítimas procurem uma delegacia de polícia para registrar a ocorrência, já que os órgãos de defesa do consumidor não têm como atuar, uma vez que os supostos fornecedores não têm endereço, telefone nem outra forma de contato.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br