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Os serviços de telefonia foram os líderes em reclamações no Procon Assembleia no primeiro semestre deste ano. Balanço divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta segunda-feira (1º) mostra que o setor teve 416 queixas registradas no período, o correspondente a 14,9% do total (2.789).
Na sequência, aparecem os “combos”, pacotes que reúnem TV por assinatura, telefonia e internet, com 378 reclamações (13,5%).
Na comparação com os primeiros seis meses de 2018, houve aumento nas duas vertentes de telecomunicações, conforme informado pelo Procon Assembleia. No caso da telefonia, as queixas representavam 12% do total, e o os “combos”, 11,3%.
Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto o “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.
Confira, abaixo, o ranking das 10 principais queixas dos consumidores:
Posição | Assunto | Número de reclamações | % |
1 | Telefonia celular e fixa | 416 | 14,9 |
2 | Combo (telefonia, TV por assinatura, internet) | 378 | 13,5 |
3 | Cartão de crédito (incluindo acordos) | 219 | 7,8 |
4 | Empréstimo consignado e pessoal | 176 | 6,3 |
5 | Eletrodomésticos e eletroeletrônicos | 161 | 5,7 |
6 | Aparelhos telefônicos | 126 | 4,5 |
7 | Companhias aéreas/passagens aéreas | 66 | 2,3 |
8 | Estabelecimentos de ensino | 65 | 2,3 |
9 | Móveis, armários, cozinhas planejadas | 58 | 2 |
10 | Editoras (revistas, jornais, assinaturas) | 54 | 1,9 |