Data de publicação: 01-07-2019 16:45:00 - Última alteração: 01-07-2019 16:47:41

Telefonia lidera ranking de reclamações no Procon Assembleia

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Os serviços de telefonia foram os líderes em reclamações no Procon Assembleia no primeiro semestre deste ano. Balanço divulgado pelo órgão de defesa do consumidor nesta segunda-feira (1º) mostra que o setor teve 416 queixas registradas no período, o correspondente a 14,9% do total (2.789).
 
Na sequência, aparecem os “combos”, pacotes que reúnem TV por assinatura, telefonia e internet, com 378 reclamações (13,5%).
 
Na comparação com os primeiros seis meses de 2018, houve aumento nas duas vertentes de telecomunicações, conforme informado pelo Procon Assembleia. No caso da telefonia, as queixas representavam 12% do total, e o os “combos”, 11,3%.
 
Em contrapartida, os serviços ligados ao setor financeiro registraram menor participação percentual no primeiro semestre, comparando-se com 2018. O item “Cartão de crédito (incluindo acordos)” baixou de 9,31% para 7,86%, enquanto o “empréstimo consignado e pessoal” passou de 10,45% para 6,32% no primeiro semestre.
 
Confira, abaixo, o ranking das 10 principais queixas dos consumidores:
 
Posição Assunto Número de reclamações %
1 Telefonia celular e fixa 416 14,9
2 Combo (telefonia, TV por assinatura, internet) 378 13,5
3 Cartão de crédito (incluindo acordos) 219 7,8
4 Empréstimo consignado e pessoal 176 6,3
5 Eletrodomésticos e eletroeletrônicos 161 5,7
6 Aparelhos telefônicos 126 4,5
7 Companhias aéreas/passagens aéreas 66 2,3
8 Estabelecimentos de ensino 65 2,3
9 Móveis, armários, cozinhas planejadas 58 2
10 Editoras (revistas, jornais, assinaturas) 54 1,9
 
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