Data de publicação: 08-11-2019 16:47:00 - Última alteração: 09-11-2019 07:49:08

Após suspensão, programação da Bienal do Livro de Contagem é retomada

Nova Faculdade
Foto: Divulgação
 
O curador e organizador da III Bienal do Livro de Contagem – prevista para acontecer desta sexta-feira (8) até domingo (10) –, Rafael Mansur, informou, em nota, que o evento terá início logo mais, às 17h. Exigências de adequações feitas pelo Corpo de Bombeiros impediram que as atrações começassem mais cedo.
 
De acordo com Mansur, todas as solicitações da corporação foram atendidas pela organização da bienal, mas as de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (Secej) – que apoia o evento , não.
 
“A Bienal do Livro de Contagem está, por enquanto, interditada e estamos trabalhando para reverter a situação”, chegou a afirmar o curador, por volta das 9h30min.
 
Agora há pouco, Mansur divulgou nova nota informando que a programação será, enfim, retomada na praça da Jabuticaba. “Voltaremos hoje, agora, 8 de novembro, com Anielle Franco e Márcia Maria Cruz. Logo após temos Miriam Leitão e Sérgio Abranches. Abrimos o espaço e o acesso ao auditório principal é livre. Venham”.
 
Posicionamentos
 
No fim da tarde, a Prefeitura de Contagem afirmou, em nota, que “todas as medidas de regularização solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para o funcionamento da III Bienal do Livro foram tomadas e a programação segue normalmente”.

O Corpo de Bombeiros informou, também por meio de nota, que, após vistoria, "realizou a desinterdição" do espaço. "No local, a equipe de vistoria constatou que os organizadores providenciaram medidas mínimas de segurança contra incêndio e pânico para a realização do evento, sanando aspectos relacionados ao risco iminente". 
 
Confira, abaixo, as notas na íntegra:
 
“Resolvemos.
Após as determinações de mudanças propostas pelo corpo de bombeiros, decidi interromper as atividades previstas para o dia 8 de novembro de 2019 até uma nova reorganização e novas estratégias traçadas.
Infelizmente Contagem perdeu um dia inteiro de grandes conversas e possibilidades incríveis de crescimento e enriquecimento cultural, perdemos a chance de conversar com um dos maiores escritores do Brasil, Daniel Munduruku.
Perdemos a chance de nos conectar com grandes escritores nacionais que estão crescendo no mercado literário. Perdemos a chance de nos tornarmos melhores.
Perdemos mais uma chance.
Perdemos uma chance, temos milhares para poder aproveitar.
 
Voltaremos hoje, agora, 8 de novembro, com Anielle Franco e Márcia Maria Cruz. Logo após temos Miriam Leitão e Sérgio Abranches.
 
Abrimos o espaço e o acesso ao auditório principal é livre. Venham.
 
No início da noite, Afoxé Bandarerê na escadaria da igreja anunciando a chegada de Conceição Evaristo - nossa rainha chegou e vai ficar. Vai ter Bienal.
 
Venham, consumam. A melhor forma de nos ajudar agora é consumindo alimentação, livros e cultura. Demos a volta por cima e precisamos pagar as contas. Comprem dos independentes, lanchem aqui, venham a praça. A praça da Jabuticaba, neste final de semana, é da Bienal.
 
Amanhã começamos com “Parem de nos matar”. Aguardamos vocês às 09:00 no sábado e hoje às 17:00. Até breve.
 
Rafael Mansur.”
 
--
 
"NOTA OFICIAL

Com o apoio da Prefeitura de Contagem, todas as medidas de regularização solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para o funcionamento da III Bienal do Livro foram tomadas e a programação segue normalmente.

O evento na Praça da Jabuticaba/Centro Cultural de Contagem (CCC) vai até o próximo domingo, dia 10 de novembro, reunindo renomados especialistas em literatura e representantes do cinema e da música.

Cabe ressaltar ainda que a prefeitura atendeu todas as medidas necessárias para a realização do evento, tais como:

– Liberação da praça da Jabuticaba;

– Instalação de banheiros químicos;

– Presença de uma ambulância e profissionais de saúde;

– Atuação da Guarda Civil de Contagem (GCC) para garantia da segurança pública;

– Limpeza do espaço.

A Prefeitura de Contagem reitera o orgulho pela cidade sediar evento de tamanha relevância."
 

Prefeitura de Contagem

--

"Nota (Bienal do Livro de Contagem):

Em vistoria nesta tarde (08/11), o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou a desinterdição da Bienal do Livro de Contagem.

No local, a equipe de vistoria constatou que os organizadores do evento providenciaram medidas mínimas de segurança contra incêndio e pânico para a realização do evento, sanando aspectos relacionados ao risco iminente.

A organização do evento foi notificada pelo descumprimento da legislação vigente.

O Corpo de Bombeiros reforça a importância dos organizadores de eventos estarem atentos às normas de segurança contra incêndio e pânico com objetivo de garantir a segurança de todos os envolvidos nas atividades.

Assessoria de Comunicação"

Corpo de Bombeiros
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br