Foto: Divulgação/Montagem DC
Contagense radicado em São Paulo, o rapper e poeta Daniel Péricles Arruda, culturalmente conhecido como Vulgo Elemento, volta a Minas Gerais nesta semana para ministrar a palestra “Juventudes Periféricas, Cultura Hip-Hop e Medidas Socioeducativas”, e lançar o livro “Espelho dos Invisíveis: a arte no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas, em Belo Horizonte.
Os eventos serão realizados na próxima quinta-feira (14), a partir das 19h, na sala de multimeios do Instituto de Ciências Sociais (prédio 47). Ambos são gratuitos.
Arruda é professor-adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. Ele é graduado em Serviço Social pela PUC Minas; mestre bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program (turma de 2010); doutor em Serviço Social pela PUC-SP; pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP; formando em psicanálise pelo Instituto Langage; e aluno do 1º ano do curso de Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae.
Como rapper, ele lançou, há cerca de cinco anos, o CD “Fecha Comigo”, com 16 faixas que abordam temas variados, como educação, criminalidade, afetividade, adolescência, juventude e redução da idade de imputabilidade penal. Atualmente, ele trabalha na produção do segundo CD, voltado para a invisibilidade e o reconhecimento das juventudes periféricas.
Na literatura, Arruda já lançou outras três obras: “Constelação de Ideias”, “Poéticas de um Estudante” e “Quanto Menos Informados, Mais Dominados”.
PUC Minas – Coração Eucarístico
Avenida Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico | Belo Horizonte