Data de publicação: 30-03-2020 15:48:00 - Última alteração: 30-03-2020 16:00:43

Leitora registra superlotação em ônibus da linha 307A

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Arquivo pessoal
 
A superlotação de um ônibus da linha 307A (Sapucaias/Cidade Industrial) no início da manhã desta segunda-feira (30) foi registrada por uma leitora do Diário de Contagem. Segundo a passageira, o coletivo que iniciou a viagem às 5h20min tinha vários usuários em pé, o que contraria as recomendações dos órgãos de saúde durante a pandemia do novo coronavírus.
 
De acordo com ela, além de estar lotado, havia no veículo “uma aglomeração de pessoas tossindo em cima da gente”.
 
Em nota, a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) informou que foi constatado um aumento não previsto no número de passageiros na manhã desta segunda-feira.
 
Desde que entraram em vigor os decretos municiais estabelecendo o distanciamento social, a demanda habitual do transporte público havia reduzido em 77%. Segundo a Transcon, esse cenário manteve-se estável na quinta (26) e na sexta-feira (27) passadas, diferentemente do que foi observado neste início de semana.
 
“A autarquia comunica que vai reforçar o quadro de horários da linha 307A. O quadro de horários das demais linhas também será reforçado conforme necessidade”, afirmou a empresa.
 
Fiscalização
 
Ainda de acordo com a nota, a fiscalização do cumprimento de horários, de higienização e de lotação dos ônibus que circulam pelo município foi intensificada pela Transcon. Equipes das diretorias de Trânsito e Transportes estão percorrendo os locais com maior concentração de viagens e de passageiros, bem como os pontos finais das linhas e as garagens das empresas concessionárias.
 
“A fiscalização tem ocorrido todos os dias nos picos da manhã e da tarde. Quando constatada a superlotação, os agentes conduzem os passageiros excedentes para outro ônibus”, afirma a autarquia.
 
Os usuários também podem solicitar a fiscalização por meio do telefone 118, na opção 2, seguida da opção 1.
 
A Transcon orienta os passageiros maiores de 60 anos, os que fazem parte do grupo de risco e os que apresentam sintomas da Covid-19 a não utilizarem o transporte público. Outra recomendação é para que os usuários deem preferência ao pagamento por meio do cartão Ótimo, evitando o uso de dinheiro, um dos vetores de transmissão de doenças virais.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br