Data de publicação: 15-04-2020 16:26:00

Banco Inter lidera ranking de reclamações do Banco Central

WRV Produções
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O banco Inter ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no primeiro trimestre deste ano, informou nesta quarta-feira (15) o Banco Central (BC). Nesse ranking, foram consideradas as instituições com mais de 4 milhões de clientes. O banco Pan ficou em segundo lugar, seguido pelo BMG.
 
No período, o BC recebeu 780 queixas consideradas procedentes contra o Inter, a maioria relacionada a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking” (231 queixas).
 
O Pan recebeu 792 reclamações, a maioria referente a “irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados à operações de crédito” (125 casos). Já o BMG recebeu 407, a maioria sobre “oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada” (124).
 
Para elaborar o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes.
 
O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição. Com esse cálculo, o Inter ficou com o índice de 163,51. As queixas contra o Pan geraram um índice de 163,38. O BMG ficou com índice de 82,07.
 
O banco Inter tem 4.770.298 clientes, o Pan tem 4.847.503 e o BMG, 4.958.841, segundo dados do BC.
 
Reclamações
 
A maioria das reclamações registradas pelo Banco Central e consideradas procedentes são relativas a “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito”, com 1.973 queixas.
 
No total, o BC considerou procedentes 14.361 queixas de clientes contra os bancos no país.
 
Como reclamar
 
A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada. As reclamações ajudam na fiscalização e na regulação do Sistema Financeiro Nacional.
 
Quando a reclamação chega ao Banco Central, ela é encaminhada para o banco, que tem um prazo de dez dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta com cópia para o BC.
 
Resposta dos bancos
 
Em nota, o banco Inter disse que adota todas as medidas necessárias para garantir a melhor experiência aos correntistas, investindo na implantação de uma nova plataforma de atendimento e no aumento das equipes de suporte ao cliente.
 
“Além disso, destaca que o resultado das reclamações em fevereiro e março é atípico e está relacionado ao processo de troca da processadora de cartões, ação necessária para trazer mais estabilidade, melhor experiência e segurança, e que ocasionou inconsistências pontuais nas operações ao longo do processo de migração. O banco reafirma que trabalha continuamente para aperfeiçoar os canais de atendimento e seus processos”, diz a nota.
 
O banco Pan informou que “trabalha consistentemente em medidas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor”.
 
“Liderou a mobilização do setor para a autorregulação do crédito consignado, implementada pela Febraban [Federação Brasileira de Bancos] e pela ABBC [Associação Brasileira de Bancos] e vigente desde janeiro deste ano para redução do número de reclamações. Foi também pioneiro entre os bancos na criação do serviço ‘Não Me Ligue’. O PAN reforça sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, diz, em nota.
 
O BMG disse que a atual posição do BMG no ranking do Banco Central se deve à classificação do banco que, ao ultrapassar a marca de 4 milhões de clientes, passou a ser equiparado às maiores instituições financeiras do país, deixando de ser um banco de médio porte.
 
“Desta forma, os critérios adotados pelo Banco Central acabam desfavorecendo a posição do BMG, pois a comparação é realizada com companhias detentoras de centenas de milhares de clientes. O banco BMG renova seu firme compromisso de total obediência às normas aplicáveis às suas operações e se coloca inteiramente à disposição de seus clientes em seus canais de atendimento”, diz a nota.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br