Data de publicação: 14-05-2020 15:18:00

Em defesa da qualificação dos jovens

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Internet/Reprodução
 
Sebastião Alvino Colomarte*
 
Muito se tem discutido os feitos catastróficos da pandemia de Covid-19 sobre a economia, que vem dizimando empresas e empregos no país, já que o distanciamento social foi a única alternativa viável encontrada para conter a proliferação do vírus e evitar o colapso completo do sistema de saúde brasileiro, além de reduzir os índices de mortandade da doença. Antes de tudo, é bom deixar bem claro que a prioridade zero neste momento é, sem sobra de dúvida, a preservação da vida.
 
Em relação ao emprego, a recuperação está intimamente ligada às condições econômicas das empresas, fragilizadas pelo distanciamento social, e à manutenção de investimentos públicos. O governo federal tem elencado algumas medidas para manter o mínimo de dignidade de mais de 50 milhões de brasileiros que, de uma hora para outra, viram-se impedidos de gerar uma fonte de renda. As gigantescas filas em busca do auxílio de R$ 600 mostram o quão caótica está nossa economia.
 
A oferta de crédito especial às micros e pequenas empresas e as modificações emergenciais nas normas das relações trabalhistas, entre outras medidas, podem dar fôlego a esses empreendimentos. Essas ações visam estancar o desemprego e tornar plausível a criação de novos postos de trabalho.
 
Para a retomada econômica, que esperamos que seja o mais breve possível, o mercado de trabalho deve absorver, além dos milhares de trabalhadores que perderam os empregos, um grande contingente de jovens sem oportunidades. Se antes desta crise pandêmica já era difícil para eles conseguir uma oportunidade, agora a situação complicou mais um pouco.
 
A inclusão do jovem no mercado de trabalho proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidades profissional e pessoal. Além disso, a receita gerada por eles, seja como estagiários ou como aprendizes, acaba por complementar a renda familiar neste momento crítico. Outro ponto: esses jovens poderão ser muito úteis para colaborar na expansão dos negócios pós-crise.
 
O Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG), que atua há 40 anos em todo o território mineiro, proporciona oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para estudantes e jovens por meio dos programas de estágio e de aprendizagem. Atualmente, a instituição atende a cerca de 10 mil estudantes dos ensinos médio e técnico e de educação superior com o Programa Estágios. Já o Programa Aprendiz Legal beneficia, hoje, cerca de mil jovens que estão sob contratos nas empresas parceiras e em processo de formação na instituição.
 
Entendo que a atividade de estágio para estudantes e o programa de aprendizagem, para jovens entre 14 e 24 anos, sejam instrumentos de cunho social que podem ajudá-los a conquistar um espaço no mercado de trabalho. No Programa de Estágio, o estudante pode fazer jus a uma bolsa-auxílio definida pela empresa contratante. Já, por lei, os aprendizes devem ser contratados pelo prazo máximo de dois anos, recebendo um salário mínimo proporcional às horas trabalhadas.
 
Considero que este seja o momento de o empresariado se lembrar de que existe uma multidão de jovens ávidos por uma oportunidade no mercado de trabalho. Ao oferecer uma alternativa de renda e formação profissional para estagiários ou aprendizes de forma sustentável, o CIEE/MG, com a ajuda das empresas e de entidades parceiras contratantes, entende que elas, sejam privadas ou públicas, estarão alavancando o consumo de bens e serviços das famílias, reduzindo a evasão escolar e contribuindo para minimizar o alto índice de desemprego verificado nessa parcela da população brasileira.
 
*Professor e diretor-presidente do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG)
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br