Data de publicação: 21-05-2020 18:31:00 - Última alteração: 21-05-2020 18:33:36

Contagem tem mais duas mortes confirmadas por Covid-19

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Internet/Reprodução
 
Subiu para sete o número de mortes confirmadas por Covid-19 em Contagem. Nesta quinta-feira (21), a prefeitura ratificou os óbitos de um homem de 72 anos e de uma mulher de 85 que estavam internados no Hospital Municipal. Ambos tinham comorbidades e faleceram no domingo (17).
 
Das quatro últimas vítimas fatais do município, duas ainda não aparecem no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Segundo o balanço estadual, Contagem já registrou 126 casos da doença, sendo 65 de pacientes recuperados e 58 ainda em acompanhamento. O governo municipal, no entanto, confirma 108 casos.
 
Pior dia
 
Apesar da defasagem dos dados, Minas Gerais bateu o recorde de confirmações de óbitos causados pelo novo coronavírus em 24 horas. Desde o balanço anterior, 14 novos registros foram notificados, chegando a 191.
 
Além de dois casos de Contagem, a SES-MG contabilizou as mortes de pacientes que moravam em Andradas, Belo Horizonte, Frutal, Ituiutaba, Juiz de Fora (2), Muriaé, São Joaquim de Bicas, Teófilo Otoni (2), Uberlândia e Varginha.
 
As vítimas – dez mulheres e quatro homens – tinham entre 47 e 92 anos e apenas uma não apresentava histórico de doenças pré-existentes, conforme informado pela SES-MG.
 
Atualmente, o Estado confirma 5.596 casos de Covid-19, 310 a mais do que na quarta-feira, um aumento de 5,86% de um dia para outro. Desses, 2.921 já tiveram alta hospitalar ou cumpriram o isolamento social de 14 dias em casa, e 2.484 ainda estão sendo acompanhados.
 
Dados regionais
 
Na última quarta-feira, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 em Contagem divulgou o mapeamento da doença por bairros. De acordo com a subsecretária municipal de Saúde, Kênia Carvalho, esses dados são estratégicos na identificação dos pontos mais afetados e na elaboração de medidas de combate ao vírus.
 
“As ações planejadas desde o início da pandemia são orientadas pela Organização Mundial da Saúde, por protocolos e por rotinas do Ministério da Saúde. A rede assistencial foi preparada para o atendimento de casos suspeitos em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto-Atendimento”, assegura Kênia.
 
Segundo ela, mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva estão sendo preparados no Hospital Santa Helena – o hospital de campanha do município – para serem usados conforme o aumento da demanda de quadros mais graves da doença. “Por enquanto, os leitos do Hospital Municipal são suficientes”, garante a subsecretária.
 
Matérias relacionadas
Contagem tem mais pacientes recuperados da Covid-19 do que em acompanhamento
Mapeamento mostra distribuição de casos de Covid-19 em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br