Data de publicação: 02-06-2020 18:34:00

Prefeitura de Contagem permite reabertura parcial do comércio

B&D Contabilidade
Foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação
 
A partir da próxima segunda-feira (8), shoppings centers e populares, centros comerciais e galerias que tiveram as atividades suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus poderão voltar a funcionar em Contagem. A reabertura gradual desses estabelecimentos está prevista no Decreto Municipal nº 1.653, assinado pelo prefeito Alex de Freitas (sem partido) e publicado na edição da última segunda-feira (1º) do Diário Oficial do município.
 
De acordo com o texto, a retomada do funcionamento será permitida das 12h às 20h, de segunda-feira a sábado, desde que sejam respeitados alguns requisitos de segurança, como aferição de temperatura de clientes, proprietários e funcionários. Aqueles que apresentarem temperatura igual ou acima de 37,2°C serão orientados a procurar um serviço de saúde.
 
Outra determinação é o uso constante da máscara, bem como o limite de 50% da capacidade máxima de clientes no interior das lojas. Também caberá aos comerciantes disponibilizar álcool em gel 70% a todos os consumidores, de preferência por meio de dispensers que não sejam ativados com as mãos.
 
Restrições
 
O Decreto Municipal nº 1.653 ainda não permite o funcionamento de praças e quiosques de alimentação. Ficam autorizados somente os serviços de delivery de produtos e/ou de venda para consumo fora das dependências.
 
Cinemas, teatros, auditórios, áreas de jogos, de brinquedos e de entretenimento, boates, academias, feiras, exposições, eventos e aluguel de carrinhos para crianças continuam proibidos de funcionar. A entrada de animais em espaços pet friendly também não foi autorizada.
 
Repercussão
 
A decisão da prefeitura de retomar gradualmente o funcionamento de shoppings centers e populares, centros comerciais e galerias tem dividido a opinião da população. Enquanto uns pressionam o Executivo pela adoção dessa medida em razão dos impactos econômicos da pandemia de Covid-19, outros temem que ela seja precipitada, já que o município vem registrando uma escalada de mortes decorrentes da doença.
 
Até o momento, o governo municipal confirmou 14 óbitos pelo novo coronavírus e registrou mais de 8 mil notificações de casos prováveis.
 
Matérias relacionadas
Minas Gerais se aproxima dos 11 mil casos confirmados de Covid-19
Mortes por Covid-19 chegam a 14 em Contagem
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br