Data de publicação: 21-07-2020 18:42:00

Interesse por compras on-line deve continuar após a pandemia

WRV Produções
Foto: Internet/Reprodução
 
Agência Brasil
 
O interesse dos consumidores em fazer compras on-line, alavancado pelo distanciamento social, deverá permanecer após a pandemia de Covid-19, revela a pesquisa Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo do Brasileiro, realizada pelo Instituto Locomotiva. Foram ouvidas 2.006 pessoas de 72 cidades de todos os Estados do país.
 
O levantamento mostra que 50% dos entrevistados que frequentavam livrarias e papelarias não fariam mais questão de ir às lojas físicas depois da quarentena. Em relação a lojas de artigos para crianças, o percentual é de 49%; a perfumarias e petshops, de 44%; a lojas de departamento e shopping centers, de 41%; e a lojas de material de construção, de 38%.
 
“Durante mais de três meses, as pessoas passaram a digitalizar uma série de processos de compras. Isso fez com que o processo de compra [on-line] tenha se tornado muito funcional. Portanto, lojas físicas vão ter que ter um tipo de serviço muito diferente do de antes. A experiência de compra vai passar a contar muito mais para justificar o consumidor indo a uma loja física”, destacou o presidente do instituto, Renato Meirelles.
 
Segundo a pesquisa, 10% das pessoas não compravam pela internet e passaram a comprar durante a pandemia; 45% já compravam pela internet e passaram a comprar ainda mais nesse período; 24% já compravam e continuaram comprando o mesmo volume; 11% já compravam, mas passaram a comprar menos; e 10% não fazem compras on-line.
 
“Eu não tenho dúvida nenhuma de que [a compra on-line] veio para ficar. Nós tivemos pessoas que não compravam, passaram a comprar; e pessoas que só compravam algumas categorias e passaram a comprar outras categorias. E a frequência de quem já comprava cresceu também”, ressaltou Meirelles.
 
De acordo com o presidente do Instituto Locomotiva, o novo patamar alcançado pelas lojas on-line vai forçar uma integração das lojas físicas com elas. “A experiência nessas lojas [físicas] vai mudar. Então, será um espaço para experimentação, será um espaço onde a experiência de compra vai ganhar força”.
 
“Vamos começar a ter consumidores que vão comprar pela internet e retirar na loja. E comprar na loja e pedir para entregar em casa. Vamos ter a transformação de grandes hipermercados, por exemplo, em minicentros de distribuição de produtos e serviços. Na prática, o século 21 do ponto de vista do varejo começa agora”, acrescentou Meirelles.
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