Data de publicação: 28-07-2020 17:40:00 - Última alteração: 28-07-2020 17:40:05

Home office é adotado por 46% das empresas durante a pandemia

WRV Produções
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
Agência Brasil
 
O trabalho de casa foi a estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19. O estudo, elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), coletou, em abril, dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil.
 
O percentual de companhias que adotou o teletrabalho foi maior no ramo de serviços hospitalares (53%) e na indústria (47%). Entre as grandes empresas, o índice das que colocaram os funcionários em regime de home office ficou em 55%, e em 31% entre as pequenas. Um terço do total das empresas (33%) disse que adotou um sistema parcial de trabalho de casa, valendo apenas em alguns dias da semana.
 
De acordo com o estudo, 41% dos funcionários das empresas foram colocados em regime de home office, quase todos os que teriam a possibilidade de trabalhar à distância, que somavam 46% do total dos quadros. No setor de comércio e serviços, 57,5% dos empregados passaram para o teletrabalho. Nas pequenas empresas, o percentual ficou em 52%.
 
Outra estratégia que teve destaque foi a antecipação de férias, adotada por 46% das companhias, com maior adesão das grandes (51%) e do setor de serviços hospitalares (80%). A redução da carga de trabalho com redução de salário foi usada por 23% das empresas e 12% disseram que tiveram que demitir durante a pandemia.
 
Dificuldades
 
O estudo aponta que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office.
 
A familiaridade com as ferramentas de comunicação foi apontada como obstáculo por 34% das empresas, assim como o comportamento dos funcionários ao acessarem os ambientes virtuais (34%). A atuação das áreas de tecnologia da informação foi um ponto levantado como dificuldade por 28% das empresas.
 
Poucas empresas ofereceram suporte material aos funcionários para a implantação do teletrabalho: 9% ajudaram nos custos de internet e 7%, nos custos com telefone.
 
Após a pandemia
 
Apesar das dificuldades, 50% das empresas disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado. No entanto, pouco mais de um terço (36%) disse que não pretende manter o trabalho à distância após o fim da pandemia. Um percentual semelhante (34%) tem a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro. O restante (29%) quer manter esse modelo de trabalho para ao menos 50% do quadro ou até todos os funcionários.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br