Data de publicação: 30-07-2020 18:50:00

Minas Consciente terá uma nova versão em agosto

O Boticário - Contagem
Foto: Imprensa MG/Divulgação
 
A partir de 6 de agosto, o programa Minas Consciente, do governo do Estado, terá uma nova versão, passando a considerar outros indicadores. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30), durante uma coletiva de imprensa virtual, pelo secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
 
As decisões do Comitê Extraordinário passarão, então, a ser baseadas em: taxa de incidência da Covid-19, taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, taxa de ocupação de leitos de UTI adulto por Covid-19, leitos por 100 mil habitantes, positividade atual da taxa de transmissão (RT-PCR), taxa de incidência e percentual de aumento da positividade dos exames PCR.
 
De acordo com Amaral, a desaceleração na curva de aumento dos casos de contaminação pelo novo coronavírus em Minas Gerais trouxe a necessidade de reavaliar o plano e readequá-lo às necessidades do cenário atual.
 
O Executivo estadual informou que o novo modelo levou em consideração uma consulta pública com 630 contribuições de toda a sociedade e foi desenvolvido com o objetivo de simplificar as regras, tornar os critérios mais intuitivos e contemplar as necessidades específicas dos municípios, sobretudo os que têm menos de 30 mil habitantes.
 
“No intervalo entre março e julho, em que nosso objetivo era preparar o Estado para o enfrentamento à Covid-19, a SES-MG repassou R$ 1 bilhão para toda a rede de saúde estadual. Além disso, trabalhamos pelo aumento de 1.600 leitos de terapia intensiva e 3.000 leitos de enfermaria, compramos 1.000 respiradores e mantivemos o acompanhamento de todos os indicadores da epidemia, apresentando essas informações semanalmente”, disse o secretário de Saúde.
 
A Prefeitura de Contagem anunciou a adesão do município ao Minas Consciente no último dia 16, mesma data em que o número de vítimas fatais da Covid-19 chegou a 102.
 
Matéria relacionada
Contagem adere ao programa Minas Consciente
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br