Data de publicação: 28-08-2020 17:26:00

Vacinação contra sarampo para quem tem de 20 a 49 anos é prorrogada

Lava Jato Dias
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
 
AGÊNCIA BRASIL
 
Brasileiros com idades entre 20 e 49 anos têm até 31 de outubro para se vacinarem contra o sarampo. O prazo terminaria na próxima segunda-feira (31), mas o Ministério da Saúde anunciou, nesta tarde, a prorrogação. Devido à pandemia – e à preocupação com os riscos de contaminação pela Covid-19 –, a campanha deste ano acabou atingindo um público menor do que o esperado.
 
Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que, do início da campanha, em 16 de março, até 17 de agosto, 5.299.087 de pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos foram vacinadas.
 
O número corresponde a apenas 5,8% das 90 milhões de pessoas do público-alvo da quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, doença considerada “grave e de alta transmissibilidade”, uma vez que cada pessoa contaminada pode transmiti-la para até outras 18, principalmente por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou mesmo respirar.
 
De acordo com as autoridades de saúde, a principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação. Nesse sentido, alertas têm sido dados à população sobre “a importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia de Covid-19 em evidência no país”.
 
Campanha
 
A vacinação é a estratégia que o Ministério da Saúde adota para interromper a transmissão, de forma a eliminar a circulação do vírus no país.
 
As duas primeiras etapas da campanha ocorreram em 2019. Em outubro, voltada a crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; e em novembro, a segunda etapa, voltada ao público com idade entre 20 e 29 anos. Entre fevereiro e março de 2020, o público-alvo foi a população de cinco a 19 anos.
 
Quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra de ter sido vacinado, deve receber apenas uma dose da vacina.
 
Em caso de dúvida, a orientação do Ministério da Saúde é procurar a unidade básica de saúde mais próxima levando o cartão de vacinação e um documento. “Lá, a situação vacinal será avaliada e atualizada conforme recomendações do calendário básico de vacinação”, informa o ministério.
 
Sintomas
 
Pessoas acometidas pela doença apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca.
 
Gestantes
 
A vacina é contraindicada durante a gravidez, pois é produzida com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Programa Nacional de Imunizações recomenda, inclusive, que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até um mês após a vacinação.
 
Situação no país
 
De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, neste ano, até 25 de julho, foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 Estados, entre eles: Pará (4.713 casos – 64,6%); Rio de Janeiro (1.241 casos – 17%); São Paulo (721 casos – 9,9%); Paraná (305 casos – 4,2%); e Santa Catarina (111 casos – 1,5%).
 
O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 Estados com circulação ativa do vírus. Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de confirmações, totalizando 7.091 (98,3%) casos.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, o país teve cinco óbitos pela doença em 2020. Três deles no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br