Data de publicação: 20-10-2020 18:14:00

Campanha de Vacinação Antirrábica será realizada em novembro

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Reprodução Internet
 
De 3 a 7 de novembro, cães e gatos a partir de três meses poderão ser vacinados gratuitamente contra a raiva em Contagem. Nesse período, será realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica em 55 postos do município, das 9h às 16h30min (os endereços de todas as unidades você encontra aqui).
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os tutores deverão usar máscaras e evitar aglomerações nos locais de vacinação.
 
A raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos e, nos dois casos, tende a ser fatal. Ela afeta o sistema nervoso central e pode desencadear uma encefalite aguda.
 
A transmissão da doença ocorre por meio da saliva de animais contaminados. Por isso, é mais comum ela ser transmitida por meio de mordidas, mas também pode acontecer em casos de arranhões e lambidas.
 
De acordo com a SMS, a principal forma de se prevenir a raiva é por meio da vacinação. Todos os cães e gatos têm direito a receber uma dose anual gratuita, e não há contraindicações para fêmeas prenhes nem lactantes.
 
Evitar contato com animais desconhecidos, impedir a entrada de morcegos em casa e não criar animais silvestres são outras medidas de prevenção. Em caso de ataque, limpe o ferimento com água corrente e sabão e procure atendimento médico imediato, conforme orientado pela SMS.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br