Data de publicação: 18-11-2020 19:08:00

Evacuação de área perto de barragem terá plano considerando a Covid-19

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Google Street View/Reprodução
 
AGÊNCIA BRASIL
 
A remoção de 34 moradores de uma área próxima à barragem Norte/Laranjeiras, em Minas Gerais, será planejada e levará em conta a pandemia de Covid-19. A afirmação é do coordenador-adjunto da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Flávio Godinho. A estimativa é que a evacuação, anunciada nesta quarta-feira (18) pela mineradora Vale, tenha início na próxima semana.
 
A barragem Norte/Laranjeiras integra a Mina de Brucutu, localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central. A mina é considerada a maior da Vale no Estado. A área que seria atingida no caso de um rompimento e que precisará ser evacuada, no entanto, está na cidade vizinha: Barão de Cocais.
 
De acordo com a Vale, a evacuação é preventiva e a estrutura não vinha recebendo novos rejeitos de mineração, estando fora do plano de produção desde 2019. A mineradora elevou a barragem para o nível de emergência 2, conforme a classificação estabelecida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). A escala vai até 3, quando o risco de rompimento passa a ser considerado iminente.
 
“Como a barragem está em nível 2, faremos a evacuação planejada. Isso significa que haverá tempo para que as famílias possam escolher as residências onde serão alocadas. A princípio, ninguém será levado para hotel. Em função da Covid-19, a opção prioritária é que as famílias sejam desde já realocadas em casas que elas escolherem. Após a escolha, a Vale deverá fazer alguma reforma que esses imóveis necessitarem. Na sexta-feira, a Defesa Civil de Minas Gerais irá tratar de todas as ações em Barão de Cocais”, disse o tenente-coronel Godinho.
 
Todos os alugueis serão obrigatoriamente custeados pela Vale. A remoção das primeiras famílias, segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil, deverão ocorrer a partir de segunda-feira. Como esses moradores também desenvolvem atividades agropecuárias, um total de 790 animais precisará ser levado para outros locais.
 
Godinho afirmou ainda que a situação decorre de uma trinca em uma ombreira da barragem. Segundo a Vale, a elevação do nível de emergência foi decidida com base em uma abordagem conservadora da empresa, já que não teriam sido observadas alterações relevantes.
 
Histórico de remoções
 
Essa não será a primeira evacuação realizada em Barão de Cocais, onde há uma das quatros estruturas da Vale que estão atualmente no nível 3 de risco de rompimento. Trata-se da barragem Sul-Superior, da Mina de Gongo Soco. Na cidade, quase 500 pessoas estão foram de suas casas.
 
A situação é um desdobramento das duas tragédias ocorridas no Estado nos últimos anos. Em novembro de 2015, uma enorme devastação na bacia do Rio Doce e a morte de 19 pessoas foram consequência do rompimento de uma estrutura mantida pela Samarco, uma joint-venture da Vale e da BHP Billiton, em Mariana, também na região Central. Já em janeiro de 2019, outra barragem se rompeu em Brumadinho, na Grande BH, deixando 270 mortos. A responsável pela estrutura era a mineradora Vale.
 
Após a segunda tragédia, um pente-fino nas estruturas de mineração foi realizado, envolvendo desde vistorias da ANM até ações judiciais movidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para pedir a paralisação das atividades em determinadas minas. Como resultado, dezenas de barragens foram consideradas inseguras e ficaram impedidas de operar. Nos casos considerados mais críticos, a Justiça ou a ANM exigiu a retirada da população das áreas de risco.
 
Além disso, o poder público determinou que todas as barragens que usam o método de alteamento à montante, assim como as que se romperam em Mariana e em Brumadinho, deveriam ser paralisadas e descaracterizadas. Atualmente, a Vale possui mais de 30 estruturas paralisadas e com algum nível de emergência acionado. Segundo as normas vigentes, quando a situação da barragem exige a elevação do nível de emergência para 2 ou 3, é obrigatória a retirada de famílias da zona de autossalvamento, isto é, da área que seria alagada em menos de 30 minutos em caso de rompimento.
 
Muros e intervenção
 
Diante da situação, a Vale decidiu erguer enormes muralhas de pedra e concreto, algumas com mais de 30 metros de altura. Elas devem funcionar como uma barreira para os rejeitos, caso ocorra um rompimento de barragem, impedindo que a lama alcance as comunidades. Essa estratégia foi adotada com o objetivo de proteger as populações de Barão de Cocais, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo e Ouro Preto, além do distrito de Macacos, pertencente a Nova Lima.
 
Com tantas evacuações, o Ministério Público Federal (MPF) pediu, em setembro, que a Justiça nomeasse um interventor capaz de reestruturar a governança na mineradora e de estabelecer metodologias que seguem padrões internacionalmente reconhecidos para prevenir desastres. “Ao contrário do que afirma publicamente e dos dados que divulga, a Vale desenvolveu ao longo do tempo uma cultura interna de menosprezo aos riscos ambientais e humanos, na qual se apropria dos lucros das suas operações, mas repassa para a sociedade os riscos e os efeitos deletérios da sua gestão”, registra o pedido judicial que ainda aguarda apreciação.
 
A Vale não é a única mineradora que precisou arcar com o processo de remoção de famílias. A ArcelorMittal, por exemplo, é responsável pela barragem do complexo minerário Serra Azul, situada em Itatiaiuçu, na região metropolitana. Mais de 200 moradores precisaram deixar suas casas após o nível de emergência 2 ser acionado em fevereiro de 2019. Em acordo assinado no mês passado entre a mineradora e o MPF, foi estabelecido um cronograma para a descaracterização da barragem. Ficou acertada também a instalação de um muro de contenção até setembro de 2021 para minimizar os impactos de um eventual rompimento.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br