Data de publicação: 10-02-2021 16:18:00

Um amanhecer de oportunidades para os jovens

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Reprodução Internet
 
Alexandre Cézar de Oliveira Melo*
 
O primeiro trimestre sempre oferece as melhores chances para os estudantes interessados em estagiar. Essa tendência se confirma pela necessidade de contratação por parte das empresas que, independentemente do período de férias, continua existindo. Mas acontece que a quantidade de candidatos disponíveis diminui, já que muitos estão focados no início do ano letivo.
 
O ano de 2020 foi bastante difícil para todos, principalmente para os jovens que ficaram confinados por conta do isolamento social para evitar a progressão da pandemia do novo coronavírus. Na outra ponta, a doença atingiu em cheio a já combalida economia do país, provocando uma redução da ordem de 30% nas vagas de estágio e aprendizagem normalmente oferecidas pelo Centro de Integração Empesa-Escola de Minas Gerais (CIEE/MG).
 
Diante das adversidades enfrentadas com a pandemia da Covid-19, o movimento da economia se mantém lento, mas não paralisou. Dados do CIEE/MG apontam para a geração de 1.200 vagas de estágio entre janeiro e março somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. No território mineiro, estima-se que elas possam chegar a 3.000 para os candidatos a estágio e aprendizagem.
 
A expectativa positiva se justifica pelo encerramento do vínculo escolar de estagiários que concluem seus cursos no fim do ano, sejam técnicos ou de graduação, e têm os contratos rescindidos. A necessidade de recontratação aquece a oferta de vagas, ainda mais em um momento em que os empresários estão acreditando na retomada econômica por causa da imunização contra o novo coronavírus, que já está ocorrendo. “Sazonalidade estendida” é o nome dado a esse fenômeno.
 
Orientamos os candidatos às vagas de estágio e aprendizagem que acompanhem, diariamente, as ofertas disponíveis no CIEE/MG para estudantes dos ensinos médio e técnico, bem como da educação superior, pois a parcela da comunidade estudantil que aproveita as oportunidades do primeiro trimestre diminui a distância até a conquista do tão almejado estágio.
 
Em muitos lugares do mundo, como nos Estados Unidos, por exemplo, país muito afetado pela pandemia, as taxas de desemprego começam a cair. No Brasil, ainda enfrentamos desafios dos mais variados. Entretanto, os candidatos que tiverem persistência e mantiverem o foco na conquista de uma vaga ideal, certamente terão vantagem competitiva perante os colegas, pois encontram uma concorrência bem menor nos processos de seleção.
 
Futuros estagiários e aprendizes também deverão estar atentos ao que postam em suas redes sociais, como o Facebook, o LinkedIn e o Instagram. Esse conteúdo está sendo bastante observado pelas contratantes.
 
Cremos que passamos pelo crepúsculo da crise em 2020, mas estamos nos desprendendo da escuridão e encontrando uma luz de esperança nesse amanhecer com dias melhores neste ano.
 
--
 
*Professor e supervisor de comunicação e marketing do CIEE/MG.
 
(O conteúdo dos artigos publicados pelo Diário de Contagem é de responsabilidade dos respectivos autores e não expressa a opinião do jornal.)
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br