Data de publicação: 18-02-2021 19:04:00

Obras de combate a enchentes receberão aporte do governo de Minas

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Seinfra/Divulgação
 
Parte dos recursos provenientes das medidas de reparação da mineradora Vale – responsável pela mina Córrego do Feijão, que se rompeu em janeiro de 2019, em Brumadinho – será destinada a obras de combate a enchentes em Contagem e em Belo Horizonte.
 
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou, nesta quinta-feira (18), que vai destinar R$ 298 milhões à construção de bacias de contenção no córrego Ferrugem, que corta as duas cidades; à finalização de bacias no córrego Riacho das Pedras, em Contagem; e à construção de unidades habitacionais para realocar as famílias removidas das áreas de inundação.
 
As obras deverão pôr um fim nos constantes alagamentos registrados ao longo da avenida Tereza Cristina, tanto no município contagense quanto na região Oeste da capital.
 
“Esse recurso viabiliza parte das intervenções que são necessárias para a complementação da bacia do Arrudas, que envolve as obras das bacias dos córregos Ferrugem e Riacho e também no bairro Água Branca”, afirma o secretário de obras contagense, Marcos Túlio de Melo.
 
Na prática
 
De acordo com o governo de Minas, caberá ao Comitê Gestor – formado pela Secretaria de Estado de Obras e Infraestrutura (Seinfra) e pelas prefeituras de Contagem e de Belo Horizonte em janeiro deste ano – definir quais órgãos serão os responsáveis pela execução das obras.
 
Segundo Melo, ainda não há um cronograma de execução previsto, já que é preciso haver um acordo entre todos os integrantes do comitê.
 
O governo municipal informou que, juntas, as novas bacias poderão represar 755,1 mil m³ de água da chuva, volume que será escoado gradativamente, reduzindo os alagamentos e, consequentemente, os transtornos causados por eles.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br