Data de publicação: 06-04-2021 12:39:00

Antiga sede da Transcon recebe corpos de vítimas da Covid-19

Contabilidade Eldorado
Foto: Janine Moraes/PMC
 
A antiga sede da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), no bairro Beatriz, é o novo endereço da estrutura montada no município para acondicionar provisoriamente os corpos das vítimas da Covid-19 que aguardam a retirada pelas funerárias.
 
Durante o fim de semana passado, o prédio em que funcionava a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) JK foi utilizado para essa finalidade, conforme mostrado pelo Diário de Contagem. O novo local, segundo o governo municipal, é mais amplo e distante de áreas residenciais.
 
“A estratégia adotada para o acondicionamento de corpos foi chancelada pelo corpo técnico da Prefeitura de Contagem, seguindo protocolos internacionais. O objetivo é tratar de forma respeitosa e segura as vítimas da Covid-19”, afirma o secretário de Administração, Carlos Frederico Pinto e Netto.
 
Procedimentos
 
Ainda de acordo com o Executivo contagense, uma empresa especializada foi contratada para fazer a remoção e o acondicionamento dos corpos a fim de evitar que eles permaneçam nas unidades públicas de saúde. “O transporte das vítimas é realizado por veículos apropriados e com segurança sanitária”, assegura a prefeitura.
 
O secretário de Administração ressalta também que a maior parte dos corpos permanece por, no máximo, 24 horas nas câmaras frias. Até o momento, cerca de 50 vítimas já foram levadas para a estrutura que dá suporte ao serviço funerário na cidade.
 
“Cada unidade de saúde tem necrotérios que cabem duas ou três pessoas. A demanda está maior e não podemos deixar essas vítimas ao relento ou em qualquer lugar. São pessoas que têm histórias, famílias e merecem ser respeitadas. Esse novo espaço respeita todas as medidas sanitárias para abrigar caminhões com refrigeração que conservam os corpos até o enterro, enquanto os cartórios e funerárias estiverem sobrecarregados”, disse a prefeita Marília Campos (PT).
 
Matéria relacionada
Antiga UPA JK dá suporte ao serviço funerário
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br