Data de publicação: 27-08-2021 18:05:00 - Última alteração: 27-08-2021 18:08:55

Projeto incentiva o andar de bicicleta como opção de transporte

Academia Equilíbrio Funcional

Foto: Divulgação

 

A Associação Move Cultura, em parceria com o Banco Itaú, traz para a cidade o projeto “Dê um Rolê em Contagem”, que tem o objetivo de ampliar o uso de bicicletas para locomoção. O projeto oferece curso de mecânica básica, debates sobre as ciclovias e ainda ensina os cidadãos a pedalar.

 

As atividades gratuitas do projeto terão início no dia 29 de agosto, com a oficina Aprendendo a Pedalar, e seguirão até novembro deste ano, com ciclos de expedições pelo município. 

 

Segundo o atual presidente da Associação Move Cultura, Jeferson Candido, o projeto “Dê um Rolê” é mais uma das propostas da entidade com a finalidade de melhorar a qualidade de vida nos grandes centros e incentivar a ocupação dos espaços urbanos. 

 

De acordo com um dos fundadores da Associação Move Cultura, Rafael Aquino, a ideia é estimular a cultura do uso das bicicletas na cidade. "Queremos que as bikes não sejam consideradas somente recreação ou lazer, mas um modo de transporte eficiente, seguro e sustentável. Cidades com altos níveis de qualidade em mobilidade urbana estimulam os deslocamentos por bicicleta”, explicou. 

 

“Dê um Rolê”

 


 

Criado em março de 2019 pela Associação Move Cultura, o projeto “Dê um Rolê”, pretende, até o fim deste ano, ofertar dez oficinas para ensinar a população a pedalar e duas oficinas de mecânica básica para bicicletas. Serão seis ciclos de expedições pela cidade e ainda um seminário sobre como utilizar as “magrelas” nos grandes centros. O projeto ainda pretende debater sobre a infraestrutura da cidade e trazer à tona as legislações e políticas envolvendo as bicicletas. 

 

As ciclo expedições vão incentivar as pessoas a conhecer Contagem pedalando pelas bacias hidrográficas, áreas de proteção ambiental e do patrimônio cultural. Já o seminário virtual “Entendendo a Política da Bicicleta”, previsto para os dias 13, 15 e 20 setembro, entre 19h e 21h, contará com a presença de especialistas, usuários de bicicletas e poder público. 

 

Ainda segundo Move Cultura, a ideia é consolidar melhorias de infraestrutura cicloviária na cidade e a escolha do mês de setembro para o seminário se deu porque o dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, quando cicloativistas do mundo inteiro fazem ações para promover o uso da bicicleta. O “Dê um Rolê” terá duas etapas. A primeira vai até novembro deste ano. 

 

Já no primeiro semestre de 2022, entre janeiro e abril, na segunda etapa do projeto, terão novas oficinas para ensinar a população a pedalar, além de novos ciclos de expedições pela cidade e cursos de mecânica básica para bikes. 

 

As inscrições para a oficina Aprendendo a Pedalar podem ser feitas pelo Sympla.

 

Confira abaixo o cronograma de 2021:

 

? 29 de agosto: Oficina Aprendendo a Pedalar 

? 13, 15 e 20 de setembro: “Seminário Entendendo a Política da Bicicleta" 

? 19 de setembro: Oficina Aprendendo a Pedalar 

? 25 de setembro: Oficina de Mecânica Básica 

? 26 setembro: Ciclo Expedição 

? 10 de outubro: Oficina Aprendendo a Pedalar 

? 24 de outubro: Ciclo Expedição 

? 31 de outubro: Oficina Aprendendo a Pedalar 

? 21 de novembro: Oficina Aprendendo a Pedalar 

? 28 de novembro: Ciclo Expedição OFICINA APRENDENDO A PEDALAR 

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br