Data de publicação: 03-09-2021 11:07:00

Cirurgias eletivas são retomadas em Contagem

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Elvira Angel/Prefeitura de Contagem
 
As cirurgias eletivas, isto é, sem caráter de emergência, estão sendo retomadas gradualmente pelo SUS de Contagem, após quase um ano e meio suspensas devido à pandemia da Covid-19. A fila de espera chega a ter 10.490 pessoas.

A previsão da Secretaria de Saúde do município é que sejam realizados 130 procedimentos por semana nos próximos meses, conforme a capacidade do Hospital Municipal de Contagem (HMC). Na primeira etapa do plano, as cirurgias ortopédicas com fratura foram contempladas. De acordo com a pasta, 50% desse público que aguardava por vaga no HMC foi atendido. Outros 200 pacientes estão sendo chamados para uma reavaliação médica.

Segundo a prefeitura de Contagem, a próxima etapa prevista no planejamento é a expansão do serviço para os usuários classificados como prioridade zero. O Centro de Autorização em Procedimentos de Saúde e o Complexo Hospitalar do município farão os contatos com os pacientes que se enquadram no perfil.

“Como a realização de procedimentos em caráter eletivo foi suspensa por causa da pandemia, as filas ampliaram consideravelmente. Situação que se repete em todo o país. Após a autorização da retomada gradual pelo governo do Estado, o nosso grupo de trabalho vem se reunindo rotineiramente para organizar essa retomada e planejar o mutirão. Estamos empenhados para mudar esse cenário no SUS Contagem”, afirmou o secretário de Saúde de Contagem, Fabrício Simões.

O bloco cirúrgico do Centro Materno Infantil também passará a ser utilizado para realização de procedimentos ginecológicos, visando desafogar a demanda no HMC.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br