Data de publicação: 11-10-2021 15:53:00 - Última alteração: 11-10-2021 15:54:27

Igam declara escassez hídrica no Rio das Velhas

Academia Equilíbrio Funcional
Foto: Leandro Durães/CBH Rio das Velhas

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) declarou situação de escassez hídrica superficial no Rio das Velhas, no trecho da Estação Ponte do Licínio Jusante até a jusante da estação Honório Bicalho Montante. A portaria, publicada pelo órgão no último dia 5, é válida até 1º de novembro de 2021 e impõe algumas restrições.

Segundo o Igam, as ações serão adotadas tendo em vista critérios técnicos e buscam “prevenir ou minimizar os efeitos da falta de água e a possível degradação ambiental, além de garantir o atendimento aos usos prioritários e minimizar os impactos sobre os usos múltiplos”.

A crise hídrica em Minas Gerais é motivada pelo baixo índice pluviométrico no último período chuvoso, considerado abaixo da média histórica em quase todo o Estado.

As cidades que serão afetadas com a medida são: Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Cordisburgo, Curvelo, Esmeraldas, Funilândia, Inimutaba, Jaboticatubas, Jequitibá, Lagoa Santa, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, Santana de Pirapama, São José da Lapa, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano. 

Confira as restrições impostas devido à crise hídrica:

- Redução de 20% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo humano, dessedentação animal ou abastecimento público;

- Redução de 25% do volume diário outorgado para a finalidade de irrigação;

- Redução de 30% do volume diário outorgado para as captações de água para a finalidade de consumo industrial e agroindustrial;

- Redução de 50% do volume outorgado para as demais finalidades.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br