Data de publicação: 26-01-2022 20:20:00 - Última alteração: 26-01-2022 20:33:17

Prefeitura promete modernização na gestão pública, transparência e internet gratuita

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Divulgação

Segundo a Prefeitura de Contagem, a partir do segundo semestre de 2022, será realizada uma revolução tecnológica na infraestrutura do município com o projeto de modernização chamado “Governo Digital”, que prevê a implantação de novos sistemas de informação.

O poder executivo pretende tornar a administração pública mais eficiente, moderna, conectada, e por meio da inclusão digital, trazer mais desenvolvimento tecnológico e econômico para a cidade. 

Segundo a prefeita Marília Campos, o projeto “Governo Digital" pensa a Tecnologia da Informação - TI como uma política de Estado e o início será com um diagnóstico das demandas de trabalho das secretarias.

“A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização e a recém-criada Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital serão responsáveis pelo projeto que tem a missão de recuperar cerca de 15 anos de defasagem tecnológica na prefeitura. Falta sistemas específicos e oferta de serviços via Internet para a população”, disse a prefeita. 

O novo secretário de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes, explicou que as primeiras secretarias que passarão pelo processo de modernização tecnológica serão a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SMDUH e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedecon. 

“A implantação de processos digitais vai atingir toda a estrutura administrativa, com novos sistemas internos de informação e a oferta de serviços on-line em 100% das secretarias. Faremos a digitalização dos processos, implantação de novos sistemas, monitoramento de segurança por câmeras inteligentes, central de monitoramento de trânsito e eliminar totalmente a tramitação do papel em todos os serviços públicos até 2023”, afirmou o secretário.   

Inclusão digital e desenvolvimento tecnológico 

O secretário Fernando Lopes, disse que o “Governo Digital” pretende fomentar novos negócios e incentivar à inclusão digital, com a realização de um grande investimento para levar wi-fi gratuito para toda cidade, principalmente, para a parcela mais carente da população.  

“Queremos ver Contagem como uma cidade do futuro, aliando à política social ao desenvolvimento tecnológico para atualizar a vocação empreendedora da cidade, que já foi no passado, um grande centro industrial. Agora o desafio é a criação de um novo parque tecnológico, buscando atrair a implantação de novas startups e incubadoras de tecnologia no município”, finalizou o secretário de Tecnologia da Informação, Fernando Lopes.

Investimento e previsão da internet gratuita

De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação e Transparência - Secom, a  previsão é que sejam investidos cerca de 20 milhões de reais no projeto “Governo Digital”, recursos que virão do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social -  BNDES - Projeto PMAT.

A Internet gratuita começará pelas regiões mais carentes do município, a partir de maio de 2022, quando será possível apresentar um cronograma de expansão da rede lógica municipal.

Portal da Transparência

A Secom confirmou que está em curso o processo de modernização do Portal da Transparência e que profissionais da Tecnologia da Informação - TI, têm trabalhado na melhoria do Portal desde o início de 2021. A expectativa é que a nova plataforma, onde devem estar todas as informações das ações do governo municipal, esteja disponível à população a partir de julho de 2022.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br