Data de publicação: 25-04-2022 13:25:00 - Última alteração: 02-05-2022 14:55:14

Macron é reeleito presidente da França e promete enfrentar dúvidas e divisões

Lava Jato Dias
Foto: Omer Messinger/EFE

Emmanuel Macron, de 44 anos, derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen e foi reeleito neste domingo (24), para um novo mandato.  Macron teve 58,5% ou 18.779.641 dos votos e Le Pen 41,5% que corresponde a 13.297.760 dos votos.

A votação foi aberta às 8h no horário local (3h em Brasília) e encerrada às 20h (15h em Brasília). Assim que foi divulgada a projeção da apuração que mostrou a vitória do candidato à reeleição, Macron foi recebido por milhares de apoiadores nas proximidades da Torre Eiffel.

O presidente reeleito reconheceu que a França está dividida e que os próximos cinco anos não serão fáceis. "Já não sou o candidato de alguns, mas o presidente de todos", afirmou. Emmanuel Macron, prometeu lidar com divisões profundas no país, reconheceu que muitos votaram nele, principalmente para frustrar sua adversária de extrema direita.

Macron está voltado para uma eleição parlamentar em junho, deve enfrentar outro período complicado para tentar garantir a maioria necessária no legislativo que possibilite implementar suas políticas.

Os resultados finais do segundo turno de domingo mostraram que Macron obteve 58,54% dos votos, margem de vitória maior do que muitas pesquisas haviam previsto. O resultado também dá à extrema direita sua maior fatia de votação presidencial já registrada. "Teremos que ser benevolentes e respeitosos porque nosso país está cheio de dúvidas, com muitas divisões", ressaltou Macron.

O candidato presidencial de extrema esquerda, Jean-Luc Mélenchon, que ficou em terceiro lugar atrás de Le Pen, no primeiro turno, rotulou as eleições parlamentares de 12 e 19 de junho, como o "terceiro turno" da eleição presidencial.

Macron provavelmente enfrentará a volta de protestos que marcaram parte de seu primeiro mandato, enquanto tenta impulsionar suas reformas nos negócios, incluindo planos para aumentar a idade de aposentadoria de 62 para 65 anos.

Por Agência Brasil* - Brasília
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br