Data de publicação: 25-05-2022 14:20:00 - Última alteração: 25-05-2022 16:47:51

Exposição: Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil e a rota turística Via Liberdade

Jornal Diário de Contagem On-Line
Recepção das partituras na sede do Arquivo Público Mineiro

Fotos:
Gustavo Mendicino

Até 7 de setembro, a exposição inédita das partituras originais dos hinos brasileiros estará no Palácio da Liberdade, em BH. Ainda para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, será implementada a maior rota turística do país: a Via Liberdade.

Intitulada "Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil", a exposição apresenta ao público verdadeiras relíquias históricas que representam momentos emblemáticos do país. Foram trazidas também outras composições, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil, além de documentos que integram o processo de construção das partituras.

Os hinos foram recebidos ao som do Conjunto de Sopros da Polícia Militar de Minas Gerais, na sede do Arquivo Público Mineiro, onde permaneceram até serem levadas para o Palácio da Liberdade.

Esta é a primeira vez na história que os manuscritos saíram da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Por isso, um complexo esquema de segurança foi montado envolvendo transporte aéreo e escolta da Polícia Militar, para preservar os documentos durante o traslado para Minas Gerais.

A APPA - Arte e Cultura atuou como principal articuladora do processo de divulgação desse momento único na história recente do país, juntamente com a UFRJ, Polícia Militar, governos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.  

Também fazem parte da ação da curadoria da Escola de Música da UFRJ, a Fundação Nacional de Artes - Funarte, os projetos Arte de Toda Gente, Bossa Criativa, Sinos e Um novo olhar. Após o encerramento da mostra, os manuscritos serão encaminhados para Brasília, a fim de serem restaurados. 


Rota turística “Via Liberdade”

Também para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil será a implementação da maior rota turística do país: a Via Liberdade. Será um novo eixo turístico e cultural, conectando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e a capital do país, Brasília, no Distrito Federal, por meio de ações e programas estratégicos ao longo da BR-040 e seu entorno. 

No trecho, há nove patrimônios culturais da Humanidade, mais de 100 cidades tombadas, 26 parques e uma infinidade de atrativos turísticos em vários segmentos. Belo Horizonte será o centro da Rota criada em 2021, a partir de um acordo de cooperação técnica entre os quatro governadores que estão à frente das unidades federativas constituintes da Via.

Entre as ações, estão previstos revitalização da Rota, promoção dos roteiros e destinos turísticos, seminários e parcerias com o setores público, privado e entidades representativas do turismo. A Via Liberdade é formada por 1.179 quilômetros ao longo da BR-040, sendo 830 quilômetros dentro do território de Minas Gerais.

Serviço:

Exposição: “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”
Local:
Praça da Liberdade, s/n° – Funcionários
De 26 de abril a 7 de setembro
Gratuito
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br