Data de publicação: 13-05-2022 17:32:00 - Última alteração: 16-05-2022 00:27:43

Feira Afro faz parte do aniversário do Mercado Central de Contagem

Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O Mercado Central de Contagem completou 33 anos nesta sexta-feira (13) e para comemorar, será realizado até o dia 15 de maio, a 2ª edição da Feira Mercado Afro. Arte, cultura e tradição farão parte das festividades do aniversário do centro de compras de no mesmo mês dedicado ao enfrentamento do racismo. 

De acordo com a Prefeitura de Contagem, ao todo, serão quarenta barracas com produtos e serviços destinados a promover e valorizar a cultura afro – brasileira e africana. A programação da feira ressalta o trabalho e a produção de empreendedoras da gastronomia, vestuário, literatura, estética e beleza negra.

Nos três dias da feira, estão previstas atividades culturais com muita música, arte, artesanato, dança e apresentações culturais que marcam a diversidade e afirmação da cultura afro-brasileira, que, juntamente com a missa na Capela São Judas Tadeu, farão parte das comemorações dos 33 anos do Mercado Central de Contagem.

Mercado Central de Contagem



O Mercado Central de Contagem é fruto de um projeto iniciado em 1982, pela empresa Irmãos Diniz Ltda. O centro de compras foi inaugurado em 13 de maio de 1989, está localizado em um ponto estratégico do município, num terreno de mais de 19 mil metros quadrados, entre os bairros Eldorado, Inconfidentes e Riacho das Pedras. 

No espaço havia um campo de futebol que era palco do futebol feminino de Contagem e de times como o Frigodiniz, Colorado e Internacional..

O condomínio comercial tem, hoje, 226 lojas que abrigam os mais diversificados gêneros, tais como: alimentícios, suplementação, produtos artesanais, orgânicos, hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, pet, salão de beleza, festa, embalagens, imobiliária, correios, ervas medicinais, padaria, produtos de decoração, brinquedos, acessórios para eletrônicos, loteria, roupas e calçados, farmácia, floricultura, restaurantes, bares, lanchonetes e até consultório odontológico.

O Mercado Central de Contagem possui, ainda, em suas dependências uma capela dedicada a São Judas Tadeu (padroeiro do espaço), o Santo das Causas Urgentes. 

Construída no início dos anos 2000 com recursos provenientes de doações de lojistas, a Capela foi reconhecida, oficialmente, pela Arquidiocese Metropolitana, em 2005, como oratório particular onde são realizadas missas no dia 28 de cada mês.



Serviço:

2ª Edição da Feira Mercado Afro e Aniversário do Mercado Central de Contagem

Local: Rua Humberto de Moro, 391 – bairro Inconfidentes - Mercado Central de Contagem
Data: 13,14 e 15/5
Horário: sexta-feira - das 14h às 19h / sábado - das 10h às 19h / domingo das 8h às 14h
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br