Data de publicação: 03-06-2022 15:24:00 - Última alteração: 06-06-2022 14:33:07

UFMG lança o Documentário Inconfidências no Dia Mundial do Meio Ambiente

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Divulgação

Neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Minas Gerais, foi lançado o “Documentário Inconfidências”, que aborda a atividade mineradora em MG. Teve uma roda de conversa com os envolvidos na produção e duas sessões gratuitas no Planetário no Espaço do Conhecimento da UFMG.

O documentário, produzido pelo Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG, dirigido pelo coordenador do Núcleo e professor da Escola de Belas Artes da UFMG, Maurício Gino, propõe uma reflexão sobre a atividade mineradora no estado de Minas Gerais e seus impactos ao longo dos anos.

A produção do filme contou com depoimentos e com a colaboração da fotógrafa Valéria Amorim, que acompanhou por dois anos o desastre da Samarco. Ela cedeu as fotos de seu trabalho.

Maurício Gino disse que o lançamento do documentário não poderia ocorrer em momento mais oportuno, em meio às discussões sobre a mineração na Serra do Curral e à concessão de mais licenças para ampliação da mineração em Mariana e Congonhas, autorizados pelo Governo do Estado.

“Trata-se de um documentário composto por múltiplas vozes. Partindo de uma perspectiva histórica sobre a atividade minerária no nosso Estado, o filme se articula pela fala de diversos profissionais, como professores, ambientalistas, geólogos, historiadores e agentes públicos. Assim, os impactos da mineração no nosso território são apresentados, oferecendo uma base para reflexão sobre o futuro que queremos para a atividade em Minas Gerais”, explicou . 

De acordo com a diretora científico-cultural do Espaço do Conhecimento UFMG, Sibelle Diniz, o documentário é da atualidade e de grande relevância para a discussão da economia e da sociedade mineiras.

“A produção do documentário reforça os compromissos da UFMG com os debates sobre sustentabilidade, incluindo os contextos dos territórios minerários. Além disso, o filme abre a discussão sobre as possibilidades alternativas de desenvolvimento em nosso estado”, completou a diretora.

A  filme foi viabilizada com recursos do Edital Arte e Cultura, do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH).

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII), de 15 de dezembro de 1972, na abertura da Conferência de Estocolmo, na Suécia. O tema central foi o “Ambiente Humano''.

Atualmente, o Dia Mundial do Meio Ambiente se pauta na mobilização global, sensibilização e ações para enfrentar os desafios ambientais futuros. Em quase cinco décadas, milhões de pessoas participam da data, ajudando a impulsionar mudanças e a motivar a política ambiental nos níveis regional, nacional e internacional. 

Cada comemoração se concentra em um tema específico, que abrange questões como desmatamento, mineração, poluição marinha, aquecimento global, consumo sustentável, crimes contra a vida selvagem, entre outros. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br