Data de publicação: 06-06-2022 20:20:00 - Última alteração: 06-06-2022 21:22:05

Parque Ecológico abre espaço para campanhas de adoção de cães e gatos

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

O 1º evento de adoção, realizado no Parque Ecológico do Eldorado, no sábado (04), disponibilizou cerca de vinte cães e gatos. Segundo o gerente do parque, Ricardo de Freitas Carvalho, o Cadinho, o próximo evento do tipo poderá acontecer junto com o evento Trilhas da Leitura, que já é sucesso em Contagem e região.

Das 9 às 12h, os visitantes puderam ver e interagir com os cães e gatos acomodados em um cercado confortável com comida e água, e principalmente, muito carinho. Os bichinhos em busca de lares dignos e tutores responsáveis foram resgatados por protetores que atuam na cidade.


De acordo com os protetores, a missão de escolher um bichinho nunca é muito fácil para quem se predispõe em adotar um cão ou um gato. “Mas a satisfação encontrada com a convivência é garantida”. Muitos filhotes e também animais adultos encantavam os pretendentes.

Segundo a fiscal Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem, Mariana Licéia Campos, para adotar, os interessados precisam ter mais de 18 anos, apresentar identidade, CPF e comprovante de endereço. “Todos passam por entrevistas e deverão assinar o termo de adoção se responsabilizando em tratar bem os animais sob pena de serem responsabilizados”, explicou.

Os animais sem raça definida de porte médio foram resgatados, todos os adultos são castrados, vacinados e vermifugados. Os menores de seis meses são doados mediante o compromisso do tutor de fazer a castração. 


Membro do SOS Vargem das Flores e suplente do Conselho Municipal do Bem Estar dos Animais – COMBEA, Renata Selma

Situação do Unidade de Vigilância de Zoonoses - UVZ

Segundo a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Comunicação e Transparência, a  UVZ  está com o funcionamento totalmente normalizado, com uma média de 120 castrações semanais, com campanhas contínuas sobre arboviroses, raiva, esporotricose, entre outras.

Mas sobre a campanha de vacinação antirrábica, sempre realizada no mês de setembro, a Secom informou que ainda não há data definida para a imunização dos animais contra a raiva.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde,  médico veterinário, José Renato Costa, atualmente a UVZ Contagem possui aproximadamente 50 animais entre cães e gatos e que em breve será feita outra feira para tentar encontrar lares para os bichos da unidade.

“As castrações de felinos seguem normalmente, mas a de cães, ainda não retornou. Não está sendo realizado os procedimentos por falta de kit diagnóstico de Leishmaniose - LV”, explicou.

WhatsApp UVZ: (31) 9257-0013

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br