Data de publicação: 13-06-2022 22:07:00 - Última alteração: 13-06-2022 22:15:15

Parque Municipal de BH ganha um Baobá

Jornal Diário de Contagem On-Line
Fotos: Robson Rodrigues

Galeria de fotos

Ambientalistas e amantes da natureza ajudaram a plantar uma muda de um Baobá neste domingo (12). A iniciativa do Boi Rosado Ambiental, projeto que mantém um viveiro de mudas em Contagem, teve o apoio dos movimentos SOS Vargem das Flores e o Pomar BH.

O Baobá é uma árvore de grande porte, proveniente das terras africanas, de regiões semi-áridas de Madagascar e da Austrália. O Baobá tem o tronco mais grosso do mundo, é capaz de medir mais de 20 metros de diâmetro e ainda armazenar até 120 mil litros de água. Além de ser a maior árvore do mundo, é a mais antiga árvore e pode viver até 6.000 anos.

O plantio no Parque Municipal Américo Renê Gionetti, no Parque Municipal de BH é um marco na história tendo em vista que a primeira árvore da espécie a ocupar os jardins do espaço público. 


Segundo o criador do Boi Rosado Ambiental, Severino Iabá, outra muda de Baobá foi plantada no Clube Recreativo Arvoredo, onde funciona o viveiro de mudas.

“Esse momento é muito importante nesse momento que lutamos pela preservação da Serra do Curral e outras serras ameaçadas pela mineração predatória. A ação ecocidadã comemora os 10 anos de criação do projeto Boi Rosado Ambiental e a Semana do Meio Ambiente”. 

Além do plantio do Baobá, cerca de trezentas mudas de árvores nativas e frutíferas foram doadas para o público interessado, que foram expostas na portaria próxima à Feira de Artesanato de Belo Horizonte.

O Baobá é considerada a "árvore da palavra e da sabedoria", árvore objeto de culto de religiões africanas. Ela também serve de casa, depósito de grãos ou abrigo de animais, por isso é chamada de “árvore da vida”.


Boi Rosado Ambiental

É um projeto de ecocidadania do folguedo Boi Rosado, um bumba-meu-boi em homenagem a Guimarães Rosa, criado em 2008, pelo artista plástico Severino Iabá.

O projeto começou em junho de 2012 com a doação de mudas de árvores no Parque Municipal de Belo Horizonte. Desde então, de forma coletiva reúne moradores e estudantes para produzir e doar mudas de árvores nativas e frutíferas para a população.  Em 10 anos foram produzidas e doadas 50 mil mudas de árvores. 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br