Data de publicação: 19-06-2022 23:44:00

Prefeitura de BH abre licitação para construção de bacia de detenção em Contagem

Foto: Robson Rodrigues

A Prefeitura de Belo Horizonte abriu a licitação para a obra de implantação da Bacia de Detenção no Córrego Ferrugem (Bacia B5), na Vila Sport 2, vizinha da Vila Itaú, em Contagem.

A obra será realizada na Vila Sport 2, localizada entre a avenida Amazonas, 9.400 e a linha férrea, região Oeste da capital. Para isso, um Convênio entre o Município BH e o Governo Estadual, no valor-teto da licitação foi orçado em R$ 72,9 milhões.

A execução da obra é de 720 dias corridos, a partir da assinatura da primeira ordem de serviço. Todos os trabalhos serão supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

As empresas interessadas em participar da licitação, o recebimento das propostas será exclusivamente pela internet, até as 14h do dia 7 de julho, neste site. O edital da licitação (SMOBI 004/2022-RDC), assim como todo o processo licitatório, deve ser acompanhado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Contraditório

Ambientalistas e especialistas contestam a construção de bacias de detenção como forma de prevenção de enchentes. Segundo o médico e ambientalista, fundador do Projeto manuelzão, Apolo Heringer, existem outras alternativas mais eficientes e mais baratas para conter as enchentes.

“As ações precisam começar nas cabeceiras dos rios e córregos com o aumento da permeabilidade do solo para diminuir o volume de água. Jardins de chuva, calçadas permeáveis, captação de água de chuva pelas residências e empresas, são ações coletivas possíveis. Mas é fundamental manter o curso natural dos rios e córregos, manter às margens desabitadas e sem vias, e construir parques ciliares considerados bacias naturais, ao invés de bacias de detenção milionárias. As bacias de detenção não resolvem o problema das enchentes, só alimentam a indústria lucrativa da construção civil incentivada pelos governos", enfatizou o professor. 

A bacia

O governo da capital e de Contagem pretendem construir estruturas que terão a missão de represar as águas das chuvas e dar vazão controlada para prevenir as enchentes. Segundo a Prefeitura de BH, a Bacia B5, em Contagem, juntamente com obras complementares, tem o objetivo de acabar com as enchentes na Tereza Cristina, em BH

A Bacia de Detenção B5 terá capacidade volumétrica para 274.245 m³, em uma área de 41.776 m². Os equipamentos de Belo Horizonte terão a capacidade de represar 755.155 m³ de água das chuvas, que serão gradativamente escoadas.

Segundo a Prefeitura de BH, o objetivo da Bacia B5, juntamente com as obras no Córrego Ferrugem a serem realizadas pela Prefeitura de Contagem, é conter as recorrentes enchentes que atingem os moradores e comerciantes da área da avenida Tereza Cristina.

Fonte: Prefeitura de BH
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br