Data de publicação: 21-06-2022 21:05:00 - Última alteração: 21-06-2022 21:18:51

Secretário de Contagem promete internet de qualidade para todos os munícipes

WRV Produções
Foto: Luci Sallum/PMC

O secretário Fernando Lopes, da nova Secretaria de Tecnologia da Informação de Contagem, disse que com a nova pasta, a cidade poderá modernizar a estrutura institucional e ainda promover a inclusão digital da população com internet para todos. 

A afirmação aconteceu nesta segunda-feira (20), durante visita da prefeita Marília Campos (PT), a nova secretaria, criada por meio do Projeto de Lei de Complementar - PLC  nº  013/2022,  de autoria do Poder Executivo, com orçamento próprio de R$ 25 milhões/ano.

“Quero que este governo deixe como legado para a cidade a universalização do acesso da população à Prefeitura”, disse a prefeita.

Antes da criação da nova Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, a pasta era uma Subsecretaria, subordinada à Secretaria de Planejamento e Orçamento, e não tinha orçamento próprio.   

O secretário de Tecnologia da Informação de Contagem, Fernando Lopes, disse que a criação da pasta é um grande salto, porque a Prefeitura começa a pensar na inclusão digital. 

“Com a criação da secretaria, passamos não somente a pensar as políticas de TI para dentro da Prefeitura, mas para toda a cidade, com foco principal na inclusão social dentro do viés digital. Levar e prover internet de qualidade para todos os munícipes”, afirmou o secretário.

Licitações

De acordo com a prefeitura, atualmente, existem dois processos licitatórios abertos para a nova pasta. O primeiro, chamado sistema estruturante da área administrativa, vai abrigar todas as secretarias, exceto saúde e educação.

O segundo processo é o estruturante específico da saúde para  informatizar e transformar em processo digital, todos os atendimentos municipais realizados na Rede Municipal de Saúde da cidade.  

“Até o final do ano que vem, não será necessário ir à Prefeitura para protocolar documentos. Tudo será feito de forma digital. A secretaria já estuda também, a disponibilização de rede de internet pública para toda a população e com as escolas funcionando como roteadores do sinal de wi-fi”, explicou Fernando Lopes. 

Mão de obra

Segundo o secretário de TI, Fernando Lopes, a Secretaria de Administração -  Sead já   trabalha em um edital para lançar o Processo Seletivo Simplificado (PSS), que abrirá, até setembro deste ano, seis vagas para novos funcionários. “Para 2023, está na agenda do governo, um concurso público para preencher  22 vagas da secretaria”, finalizou Lopes.
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br