Data de publicação: 24-06-2022 19:49:00 - Última alteração: 26-06-2022 18:38:33

Parque Ecológico do Eldorado completa 18 anos com programação especial

Jornal Diário de Contagem On-Line
Foto: Robson Rodrigues

Neste domingo (26), das 8h às 17h, os frequentadores do Parque Thiago Rodrigues Ricardo poderão participar das comemorações do aniversário participando de atividades culturais e socioambientais. Destaque para a apresentação do Projeto Boi Rosado, de Contagem.

O parque

O parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, popularmente conhecido como parque Ecológico do Eldorado, foi inaugurado em 27 de junho de 2004. Com uma área de 15 mil metros quadrados, localizado na rua Paineiras, 1.722, no bairro Eldorado, ao longo dos anos, tornou-se uma das principais atrações da cidade.

O espaço é utilizado por diversos grupos para a prática de oficinas de artesanato, costuras, ginástica, danças e outras atividades culturais devido a infraestrutura disponibilizada. O local possui parquinho infantil, quadras de esportes, trilhas ecológicas, nascentes e muitas árvores.

Antes de virar o parque, o local esteve ameaçado pela especulação imobiliária, quase se transformou em um hospital infantil do câncer e um conjunto habitacional. Mas a comunidade se mobilizou para a preservação da área. Com a ajuda do Projeto Manuelzão, foi elaborado um documento para a criação do parque que foi apresentado e aprovado pela Câmara Municipal de Contagem.

Assim a importante área verde do bairro Eldorado se transformou em um parque ecológico, criado para preservar a área que possui diversas nascentes e mata nativa com características de transição entre o bioma Cerrado e Mata Atlântica.


Programação do aniversário

Entre as atrações programadas estão previstas uma mostra de fotografias da população contando vários momentos vividos por eles na cidade e no parque. Também terá uma participação especial dos grupos Boi Rosado e Teatro Agente em Cena, da Secretaria de Saúde. O cantor Estevão Maciel também fará uma apresentação e várias atrações artísticas da própria comunidade farão parte da festividade. 

O Boi Rosado Ambiental vai comemorar os 18 anos do Parque Ecológico do Eldorado, os 40 anos de arte de Severino Iabá, criador do Boi Rosado que completa 10 anos, e também o aniversário do escritor Guimarães Rosa. Terão brincadeiras com cortejos, cantorias e danças de roda, que começará na pracinha em frente ao Parque Ecológico e depois seguirá pelas trilhas ecológicas até o anfiteatro. Servirino Iabá confirmou a presença do Boi Bumbá.

Ao término da brincadeira haverá doação de mudas de árvores ao público produzidas no viveiro do  projeto Boi Rosado Ambiental.O projeto de ecocidadania do Boi Rosado já produziu e doou 50 mil árvores. 


Serviço:

Aniversário do Parque Ecológico do Eldorado

Rua Paineiras, 1.722, no bairro Eldorado, Contagem
Domingo (26), das 8h às 17h
Entrada gratuita

Programação completa: 

8h às 9h: Aulão de Yoga 
8h às 17h: Apresentações Street Dance
9h às 11h: Sarau Ecológico 
11h: Apresentação do Boi Rosado 
14h:  Apresentação do grupo de teatro Agente em Cena da SMS 
15h - Contação de história Marília de Oliveira

Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br