Foto: Metrô BH / Divulgação
A concessionária responsável pelo metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), empresa do Grupo Comporteacaba, afirmou que a primeira etapa do processo de expansão, a elaboração dos estudos ambientais, já está em andamento.
A Linha 2, que vai integrar à atual Linha 1, até o Barreiro, representa um importante passo rumo à expansão do sistema de transporte público de massa na região mais antiga da capital.
A expectativa é que os estudos ambientais sejam concluídos até o início de novembro. A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), responsável pela gestão e fiscalização do contrato de concessão, acompanha de perto todo o processo,
O próximo passo será o processo de licenciamento ambiental necessário para a implantação e operação da Linha 2. O novo trajeto terá 10,5 quilômetros e contará com sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, M. Vallourec e Barreiro.
Preparação para a Expansão
Além do início dos estudos ambientais, a concessionária já iniciou reuniões com líderes locais e está realizando o cadastramento socioeconômico das famílias que serão desocupadas para dar espaço ao novo trajeto.
Aproximadamente 250 construções irregulares que estão na área de domínio do metrô serão desapropriadas. A liberação dessas áreas seguirá a Resolução LII do Conselho Municipal de Habitação de Belo Horizonte, e as negociações com as partes interessadas já estão em andamento.
Melhorias na Linha 1
Além da expansão para a Linha 2, a concessionária Metrô BH planeja melhorias significativas na Linha 1. Até 2025, dez estações, incluindo Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho, serão reformadas, com obras previstas para iniciar em dezembro de 2023.
As outras nove estações: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar, serão revitalizadas até 2026 e durante as intervenções, as estações em obras continuarão operando normalmente.
Investimentos para o futuro
O contrato de concessão do Metrô da RMBH tem uma duração de 30 anos e prevê investimentos substanciais. A estimativa é de que sejam investidos R$ 3,7 bilhões em melhorias e expansões durante esse período. Desse total, R$ 2,8 bilhões serão provenientes do Governo Federal, e aproximadamente R$ 440 milhões serão provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale, como resultado do rompimento da barragem de Brumadinho.
Após esses investimentos, o sistema de metrô deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, incluindo 50 mil que utilizarão a nova Linha 2. A expectativa é de que o processo de melhoria também gere mais de 28 mil empregos diretos e indiretos ao longo do contrato, proporcionando maior qualidade nos serviços oferecidos à população.
Fonte: Agência Minas