Data de publicação: 05-12-2023 18:16:00

Fogos de artifício barulhentos em Contagem é proibido

Academia Equilíbrio Funcional
Cachorrinho Pedrinho se protegendo dos fogos

Foto:
Robson Rodrigues

Com a proximidade das Festas de Final de Ano, a Prefeitura de Contagem orienta que a Legislação proíbe a queima de artefatos pirotécnicos com estampidos e alerta a população sobre os danos causados pelo mal uso de fogos de artifício barulhentos.

O maiores prejudicados pelos foguetes e bombas são as crianças, idosos, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou com sensibilidade auditiva e principalmente os animais, que ficam desorientados com o barulho..

Em 2022, a lei n.º 5.331 foi sancionada e no dia 28 de novembro de 2023, a lei foi regulamentada com diretrizes e penalidades para quem descumprir a legislação. 

O médico da família e comunidade do Centro de Atenção Especializada (CAE) Ressaca, Douglas Vinícius Reis Pereira, confirmou que os maiores prejudicados pelo alto volume dos fogos são os autismo, idosos e crianças, que fiam assustados com os estrondos das explosões. 

"A poluição sonora pode resultar em efeitos prejudiciais para a saúde auditiva e pode causar estresse crônico, distúrbios no sono e potenciais danos ao sistema auditivo. Pode levar a traumas, e em casos mais severos, ocasionar uma súbita perda de audição", explicou.

Para diminuir os efeitos, o médico recomenda o uso de protetores auriculares para proteger as pessoas da exposição a altos níveis de ruídos. 

Para os animais, o diretor da Superintendência de Defesa Animal, Gilson Dias Rodrigues, explica que, em alguns casos, os animais chegam a se perder ou sofrer ferimentos enquanto tentam fugir do barulho ensurdecedor. Alguns sentem tremores, as pupilas ficam dilatadas, as orelhas ficam baixas ou voltadas para trás, ficam muitos inquietos em busca por lugares escuros. 

“Os tutores podem adotar medidas de segurança para proteger os animais domésticos como utilizar medicação prescrita por veterinários que possam ajudar o animal a relaxar minimamente durante esses momentos”. 

“É preciso evitar as fugas, verificando as trancas e barreiras antifugas da casa; manter vacinas e remédios em dia, caso o seu animal consiga fugir e passe dias na rua até ser encontrado; manter atualizados os dados das placas de identificação dos animais. 

“Os tutores também podem levar seu animal para o cômodo mais silencioso da casa e colocar um pequeno chumaços de algodão no ouvidos, que devem ser retirados após os fogos de artifício”, explicou. 


Produtos proibidos
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br