Data de publicação: 19-12-2023 17:55:00 - Última alteração: 19-12-2023 17:55:58

Contagem cria ciclofaixas e ciclovias em avenidas

WRV Produções
Foto: Robson Rodrigues

Segundo a Autarquia de Transito de Contagem - Transcon, em  2023, foram 7 km de ciclofaixa criadas na avenida Colúmbia, no bairro Novo Riacho e na José Faria da Rocha, no Eldorado. As obras visam contribuir para a mobilidade e qualidade de vida dos ciclistas.

O diretor de Planejamento de Trânsito da Transcon, Alexander David, disse que a medida visa também diminuir o número de veículos nas ruas e reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

“O ciclismo é uma mobilidade sustentável e ativa capazes promover benefícios individuais e coletivos. Incentivar o uso da bicicleta como transporte e para o lazer, também é promover mais saúde e bem estar para a população", afirmou.

As ciclofaixas que são feitas no asfalto e as ciclovias que ficam nos canteiros. Ainda segundo a Transcon, para 2024 é esperado a conclusão de mais ciclofaixas e ciclovias. Outras estão em fase de análise e elaboração de projeto. 

O hábito de pedalar melhora o bem-estar mental, a coordenação motora, o equilíbrio, a saúde cardiovascular e a saúde em geral. 

Bike com mais segurança

A ciclofaixa da R. Haeckel Ben-Hur Salvador, será iniciada juntamente com a sinalização do programa "asfalto novo-segunda etapa". Trecho entre a Av. João César de Oliveira até a praça do Cinco, tem previsão de término no início de 2024. 

A 1° fase da ciclovia da Av. Francisco Firmo de Matos, que vai da BR 381 até o marco zero, tem previsão de ser concluída no primeiro semestre de 2024.


Foto: Gabriella Gomes

Fiscalização e penalidades

A fiscalização ficará a cargo dos agentes de trânsito da Transcon. A autarquia avisa que os cidadãos podem denunciar caso flagre veículos estacionados nas ciclofaixas ou ciclovias.

O condutor pode receber multas em três situações: ao estacionar, parar ou transitar em ciclofaixas ou ciclovias. De acordo com o ART. 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com veículo em ciclovias e ciclofaixas configura infração gravíssima, com 7 pontos na CNH e multa no valor de R$880,41.

Já para quem estacionar ou parar o veículo em cima de ciclovias e ciclofaixas, segundo os Art. 181 e 182 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração é grave, com penalidades de 5 pontos na carteira e multa no valor de R$195,23.

O cidadão deve ligar para a Transcon pelo Disque 118 - opção 1 e denunciar qualquer desrespeito às ciclovias e ciclofaixas.

Fonte: Transcon
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br