Data de publicação: 26-01-2024 17:46:00 - Última alteração: 26-01-2024 17:49:34

A água é a medida de todas as coisas

Centro de Integração Empresa Escola de Minas Gerais -  CIEE
Foto: Robson Rodrigues

Artigo - A água é a benção maior, mas por quê ela está envolvida nas maiores catástrofes da mineração e das enchentes urbanas? As chuvas são uma radiografia da mentalidade humana em relação ao meio ambiente. É a nota da prova. Destrói as mentiras da falsa propaganda.

Enchentes são normais e trazem abundância de peixes nas lagoas marginais. As tragédias urbanas não são culpa das chuvas. As chuvas são inocentes. São as obras e as construções que desrespeitam as leis da natureza onde reina a água, a medida de todas as coisas.

As chuvas não são a causa das enchentes. São apenas a gota d'água. As chuvas são inocentes. Apenas revelam os culpados que desrespeitam o meio ambiente com obras que contrariam a lógica das águas e que estão a serviço do dinheiro fácil.

As águas respeitam a lei da gravidade, só ocupam seu espaço invadido pela ganância humana. Basta respeitar as leis da natureza e as chuvas serão puras bênçãos. As tragédias são obras da estupidez humana. 

Se construções e ruas invadem os rios, os rios voltarão ao seu espaço. As leis da Natureza sempre prevalecerão. O Ciclo Hidrológico é Soberano. As chuvas fazem a radiografia da mentalidade dos diplomados e das autoridades com muita grana na cabeça e inteligência de menos. Quem paga a despesa  é  o nosso IPTU.

As tragédias das inundações urbanas não são por causa das chuvas. As chuvas são apenas a gota d'água. As inundações são frutos de obras mal concebidas que prometiam resolver, mas resolveram somente os problemas das empreiteiras e dos políticos.

Ignoram que o território que deveria ter um planejamento urbano levando em consideração as bacias hidrográficas e não os bairros.

As principais causas das trágicas inundações urbanas:

- A impermeabilização generalizada do solo, sem áreas de compensações do alto para baixo;
- Engenharia de macrodrenagem estoura nas baixadas, o fundo de vale é pior lugar para obras;
- Terraplanagens para construções;
- Ocupação de áreas ribeirinhas com construções e canalizações de córregos;
- Falta de conhecimento d por parte de prefeitos, vereadores e técnicos;
- Omissões e cumplicidades de gente vendida.

Apolo Heringer Lisboa - médico sanitarista, ambientalista, escritor, ex-professor da UFMG, criador do Projeto Manuelzão, que luta pela despoluição do Rio das Velhas, contra a mineração predatória que destroem serras, montanhas, nascentes e compromete o abastecimento hídrico da região metropolitana de Belo Horizonte/MG.

(O conteúdo dos artigos publicados pelo Jornal Diário de Contagem Online é de responsabilidade dos respectivos autores) 

Link relacionado

Ambientalistas questionam a eficácia das bacias de detenção
 
Comentários

Charge


Flagrante


Boca no Trombone


Guia Comercial


Enquetes


Previsão do Tempo


Siga-nos:

Endereço: Av. Cardeal Eugênio Pacelli, 1996, Cidade Industrial
Contagem / MG - CEP: 32210-003
Telefone: (31) 2559-3888
E-mail: redacao@diariodecontagem.com.br